Entrevista: Ota Assunção explica "sua morte" em nova série de tirinhas


Uma nova série de tiras produzidas pelo desenhista Ota Assunção tem chamado a atenção nas redes sociais, com grande número de curtidas e compartilhamentos: trata-se de uma sequência de fatos ocorridos após a apresentação de uma nova personagem, a Garota Bipolar (ou Bibi Polar), que passa a fazer parte da turma de personagens como namorada do protagonista.

Porém, em uma relação conturbada, Ota experimenta uma aventura nada agradável: fica entre a vida e a morte, após um acidente doméstico causado pela briguenta e apaixonada Bibi. 

Abaixo, confira uma entrevista com Ota Assunção, que comenta seu mais recente trabalho em quadrinhos

Como a série Ota Adventures é uma espécie de autobiografia, perguntamos ao autor se a Garota Bipolar também é baseada em uma pessoa real, no que respondeu: Sim claro.. Essa personagem é inspirada em mais de uma garota... mas não posso dizer quem são... (risos).

A trama chega a um ápice após Ota tentar de todas as formas uma convivência pacífica com a Garota Bipolar, que faz jus ao nome. Durante um de seus "surtos", a moça atira um vaso na cabeça do pobre rapaz, que desmaia, dando início a um tour pelo mundo espiritual, sendo levado pela própria Morte. 

O tema é um tanto polêmico, devido ao fato de que uma parcela de pessoas não crê na pluralidade das existências. Ota comenta: Eu não acredito que a vida acaba quando a gente morre. Mas ao mesmo tempo não sei dizer o que existe do outro lado. Porque acho que é algo além da compreensão que podemos ter nessa forma limitada me que estamos. Por essa razão todas as religiões explicam de um jeito. Acho que não tem como alguém que está do lado de cá possa entender o que seja o lado de lá. Mas também não acho que "estou brincando com o tema". Estou só misturando lendas como a do Caronte da Barca dos Mortos etc...
Sobre as influências variadas, Ota comenta: Eu me interesso muito por isso, lendas... As lendas são explicações que os humanos de várias épocas deram pra esses mistérios e foram se propagando. Todas as mitologias são muito ricas e eu sou expert nesse tipo de pesquisa. Mas isso não influencia diretamente o meu trabalho, que é baseado na sátira do mundo de cá. Claro que gostaria de produzir quadrinhos sobre mitologia, principalmente Indiana. São histórias muito bonitas. Obviamente não seria pra eu desenhar, só escrever e mesmo o texto seria com um enfoque completamente diferente do das tiras humorísticas. Gostaria de fazer também uma mega-série das 1001 Noites mas não tem dinheiro pra isso...


Atualmente as tirinhas são um fenômeno de acessos do Facebook, com mais de 8.000 curtidas em uma das fan pages. Sobre os rumos da história de Ota e a Garota Bipolar, o desenhista afirma: "Estou fazendo essas tiras na base de uma por dia e o objetivo é reunir tudo num livro só com essa saga da Garota Bipolar, que vai ter umas 200 tiras. Creio que leva mais uns três a quatro meses para eu completar a série. Que já está toda mais ou menos planejada. Embora algumas tiras vão surgindo fora de ordem (como essas da fase morte que estão saindo). Já tem outras que vão sair mais adiante e já estão boladas.... eu vou fazendo rascunhos em pedaços de papel em botecos e onde estiver. Tem um fio condutor e estou escrevendo tudo aos poucos. Repare que já rolaram umas 80 tiras e não tem nem 24 horas que eles se conheceram. Eles vão passar a segunda noite juntos quando acabar essa sequência mortuária. A história mostra o relacionamento deles, que em "tempo real" deve durar menos de uma semana. E vai ter participações especiais de vários personagens antigos meus, como a Branca (ex-Preta do Leite) e as meninas da Termas 69 (Maria Peituda, etc). Que em algum momento vão interagir. E estou negociando com o Lucio Oliveira uma ponta com os personagens da tira Edibar mais pro fim da saga. Ainda vai acontecer muita coisa! A série estava planejada para 160 tiras mas já estou vendo que deve ter umas 200". 

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com