Quando falamos em jogos, o primeiro pensamento que vem à mente de muitos são os jogos com recursos eletrônicos, como videogames; algumas pessoas pensam prioritariamente em jogos de tabuleiro. E alguns com certeza lembrarão de jogos esportivos, como futebol, basquete e vôlei.
Mas afinal, existe uma classificação para os muitos tipos de jogos existentes?
O termo jogo, em algumas interpretações, teria nascido do latim ludus, ludere, que remete ao lúdico, à interpretação cênica, jogos de azar e rituais de iniciação; certos autores citam o termo também em latim "jocus", que significa brincadeira, divertimento.
Portanto, ao definir jogos, podemos nos referir a atividades com regras e objetivos definidos, com um jogador e um adversário, possibilidade de vitória, derrota ou empate, além de ser também uma forma de entretenimento.
Quanto aos tipos de jogos, a Wikipédia cita como principais: jogos de mesa, jogos de caneta e papel, jogos de cartas, jogos de dados, jogos de tabuleiro, jogos musicais, jogos interativos e os jogos eletrônicos, em uma definição que parece elencar as atividades quanto a forma ou apresentação.
Já no Artigo Acadêmico “Transdisciplinaridade na Cobertura dos eSports em Jornalismo Esportivo”, de autoria desta redatora (acesse neste link), o termo foi dividido em duas definições em destaque, que remontam à competência de cada atividade:
Jogos de habilidade: atividades onde prevalecem a capacidade técnica e intelectual dos competidores. Esta definição incluiria os jogos eletrônicos com modalidades de eSports e também os populares sinuca, bilhar, dominó, gamão, poker, damas, xadrez, bridge e go.