Cartunistas fazem exposição virtual para homenagear Ricardo Boechat

A Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), através do site HQ Mix, publicou uma exposição virtual com charges homenageando o jornalista Ricardo Boechat, que morreu em um acidente de helicóptero no dia 11 de fevereiro.  


Desenhistas de todo o Brasil participaram da homenagem, com cartuns relembrando diversas de suas características. A frase "Toca o Barco", que dá nome à exposição, é um dos bordões comumente usados pelo jornalista. 

Gisele Henriques participa com dois desenhos (na parte superior esquerda da imagem acima): um deles retrata o personagem Onçaldo Boi Chá, do desenho animado Zootopia, que no Brasil foi dublado por Boechat; e o outro, retrata o jornalista no "Céu", acompanhado de seu equipamento de trabalho e de uma rola, ave citada por ele em uma de suas mais polêmicas frases. 

Abaixo, leia o comunicado divulgado pelo presidente da ACB, José Albeto Lovetro (Jal):

"Boechat adorava desenhar cartuns e até caricaturas. No fundo era um chargista. Claro! Seu bom humor não nos deixa pensar de outra forma.

Sua irreverência natural vem da tribo das hienas do traço. A forma de confrontar governos e as incoerências de acontecimentos sem nexo que vivemos hoje em dia farão muita falta.

Mas milhares e milhares de Boechatzinhos estão nascendo e a voz desse jornalista nunca será esquecida. Porque está impregnada no universo e em nossas mentes. Por isso a Associação dos Cartunistas do Brasil abriu um espaço para soltar a tribo das hienas que nesse momento choram – os artistas do humor gráfico.

Toca o Barco Brasil que o Boechat tá sempre dando uma ajudinha. De onde ele estiver".

Para ver a exposição completa, basta clicar neste link. 

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com