No dia 26 de abril foi realizado no Campus Cametá do IFPA (Instituto Federal do Pará) o I Circuito Cametaense de Artes Independentes, evento organizado pelos coletivos Carlotas e Aningal, em uma parceria com o Grêmio Estudantil do IFPA.
Tendo o objetivo de valorizar a arte independente produzida em Cametá e funcionar como uma janela de difusão da diversidade cametaense em suas variadas manifestações artísticas, o evento teve apresentações musicais de Roda de Carimbó com Giovana da Mata e Morena Paraense, exposições físicas e projetadas de artes e fotografias de André Teles, Cindy, Dani Gaia, Gisele Henriques, Kito Baía, Rileuza Moraes, entre outros, performance das Drag Queens Crystal, Liberty, Louise, Tamara Tijuca e Yasmin Yonekura, além de sarau literário, com "microfone aberto".
Na ocasião, também aconteceu a primeira exibição do curta de suspense "Sangria", totalmente filmado na cidade e do videoclip "Camisa Florida", em uma mostra da produção audiovisual local.
Entre as exposições, Gisele Henriques participou com seis ilustrações de sua autoria, sendo três de temática LGBTQIA+ (uma da personagem Katita, uma versão estilizada da bandeira do movimento e a ilustração "Mulher Trans"), e três sobre a cultura cametaense (duas retratando as danças locais, como Carimbó e uma sobre "bloco Cabeçudos", manifestação carnavalesca), ambos temas do evento.
Além disso, Gisele disponibilizou uma placa interativa com descritivo biográfico e um QR Code, que dá acesso às suas redes sociais e principais sites para conhecer seus trabalhos.
Gisele Henriques falou sobre o evento: "eu amo Cametá, com suas incríveis manifestações culturais, e acredito que o artista gráfico deve fazer registros de todos os movimentos sociais, das pessoas e do que amam, do que acreditam. É importante participar, apoiar e acolher todas as manifestações e pessoas, assim como estudar e conhecer para compreender, respeitar e preservar."
As ilustrações de Gisele Henriques que foram expostas no evento estão disponíveis para visualização em uma galeria digital do Deviantart, neste link.
Fonte: Press Release