segunda-feira, 9 de abril de 2018

Entre biografias e sátiras, veja cinco referências ao Lula na cultura pop

Posted by   on


Após a decisão judicial e eventos que culminaram na prisão preventiva, o ex presidente Luis Inácio Lula da Silva tornou-se o principal assunto no país, dividindo opiniões nas redes sociais: assim como possui um grande número de críticos, também possui milhares de fãs e admiradores. Com foco na política, foram raras suas aparições midiáticas fora dos notíciários, mas existem alguns produtos de cultura pop que fazem referência à Lula, seja em biografias que destacam seus pontos positivos ou sátiras após o início do processo criminal. Listamos cinco das mais conhecidas:

Filme para cinema

Lula: O Filho do Brasil é um filme produzido em 2009 que conta a trajetória do político desde o seu nascimento, e foi considerado na época do lançamento em 01 de janeiro de 2010 como a mais cara produção do cinema brasileiro, com custo de mais de R$ 17 milhões. Foi dirigido por Fábio Barreto e é baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná.
  
Revista em Quadrinhos

Com 48 páginas e tiragem inicial de 37 mil exemplares, a edição número 1 da série História do Brasil em Quadrinhos da Editora Sarandi foi lançada em 2010, tendo roteiro de Toni Rodrigues e desenhos de Rodolfo Zalla. Na história é contada a biografia de Lula, tendo como ponto de partida a reunião da cúpula do G20 em Londres, no ano de 2009, onde foi citado por Barack Obama como "o cara". Na edição também tem uma mensagem do então presidente. 

Aparição no desenho animado South Park

No 6º episódio da 13ª temporada, entitulado "Pinewood Derby", da série de desenhos South Park, em uma rápida aparição, Lula nega ter visto a quantia de dinheiro supostamente roubada por um alienígena investigado pela polícia espacial. O desenho foi lançado na mesma época da acima citada reunião do G20, confirmando a boa repercussão da declaração de Barack Obama, que aumentou sua visibilidade internacional.

Game para Android

Primeiro título na lista de buscas por "Lula" na Google Play, o game mobile Lula Jato foi lançado para Android em 25 de dezembro de 2016 pelo desenvolvedor independente Monster Burp, como sátira ao cumprimento do mandado de condução coercitiva decretado pelo Juiz Sérgio Moro. O objetivo do jogo é correr ultrapassando os obstáculos durante o maior tempo possível, para assim obter maiores pontuações. O jogo ganhou a nota 3,7 nas avaliações dos usuários.  

Caricatura em forma de boneco inflável

Criado em 2015 e registrado em 2017 na Biblioteca Nacional por Vinícius Aquino, da entidade Movimento Brasil, o boneco inflável Pixuleco é constantemente utilizado em protestos por todo o país, e vendido na Internet em grandes quantidades no site oficial. Foram divulgados planos para o lançamento de uma versão em pelúcia, e sua renda é revertida para manifestações promovidas pela instituição em todo o país.    

Imagens: Google

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Siga o nosso Twitter - @giselehenriques
Receba nossa Newsletter