segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Amazônia Comicon 2018 tem data e local confirmados

Posted by   on


Após duas realizações anuais (2015 em Abaetetuba - PA, 2016 na capital Belém) e um adiamento em 2017, o Amazônia Comicon, evento nerd que reúne quadrinistas da Região Norte, tem data confirmada para este ano: Será durante os dias 27 a 29 de Abril, no Ginásio Maestro Altino Pimenta, em Belém. Tentando sobreviver em um mercado que mesmo com a grande demanda parece não possuir fortes apoiadores, o evento prioriza a produção regional de quadrinhos.

Luiz Cláudio Negrão, em palestra durante o Amazônia Comicon 2016. (foto: divulgação)

O organizador Luiz Cláudio Martins Negrão fala sobre os preparativos desta edição: "É uma necessidade tanto pessoal quanto coletiva , já em dezembro quando estava na CCXP em São Paulo tive a convicção que era uma missão realizar, do quanto estamos distantes dos grandes eventos. Em 2017 não foi possível, ficou um vácuo e quando voltei da CCXP voltei cheio de gás, esse é um dos lados bons de participar e encontrar tantos artistas nacionais, ver sua produção e principalmente ver tantos paraenses lá, então a gente precisa mesmo em proporções menores ser mais profissional e ousar, trabalhar muito e acreditar cegamente que é possível, então de cara já definimos local e data, dias 27,28,29 de Abril no Ginásio Maestro Altino Pimenta , num bairro central de fácil acesso , então estamos tendo tempo para produzir a cenografia, fazer uma boa campanha pela internet, definir as atrações nacionais e correr atrás dos apoios. Esse ano apostamos no financiamento coletivo do CATARSE como uma das opções de conseguir recursos além da venda de ingressos que inicia em fevereiro, boa parte da programação base já está definida e logo faremos a divulgação com a confirmação dos artistas locais e convidados nacionais até meados de fevereiro . Quem vai garantir a realização do evento será o público, nosso principal patrocinador" .

Cosplayer do personagem Esquadrão Amazônia, gibi desenhado por Joe Bennett com roteiro de Alan Yango, no ACC 2016.

Sobre o mercado de cultura pop na região Norte, Luiz Cláudio comenta: "Há muitos eventos espalhados nas cidades do interior do Pará , assim como em outros estados da região. mas são quase todos voltados ao mundo dos animes e games, são poucos os focados realmente a produção e debate dos quadrinhos, o que vejo localmente é que as coisas mudaram muito, uma explosão do consumo da cultura pop impulsionada pelo cinema ,TV, musica e quadrinhos , as grandes lojas, grandes marcas , as pessoas já não olham torto a quem vive esse mundo, vejo várias pequenas feiras acontecendo em Belém pra compra, troca de gibis e colecionáveis diversos, ganhando força. Sobre o mercado de consumo de cultura pop ele está em pleno vapor com toda força, as pessoas querem consumir basta ter o que oferecer que seja ligado a esse mundo". 

Exposições de originais de Joe Bennett, no evento em 2016.

A participação em eventos também impulsiona a carreira de quadrinistas locais, segundo Luiz Cláudio: "É nossa vitrine, onde a gente pode se reunir e debater produção, mercado, estética, linguagem, falo do que penso para o Amazônia Comicon, não somos um evento de anime, nem de game, temos sim tudo isso, mas nosso fio condutor são os quadrinhos, todas as plataformas, mídias e linguagens que usarem os quadrinhos vão estar dentro de nosso festival, somos um evento feito por desenhistas de quadrinhos, por pessoas que dedicaram sua vida à produção deles. Queremos ser o polo da região norte, que no futuro as pessoas da região se mobilizem para vir para o Amazônia Comicon assim como nos mobilizamos para estar na CCXP em São Paulo".

Os anúncios de atrações para este ano, assim como a venda de ingressos iniciarão em fevereiro. Para acompanhar as novidades, curta a fanpage no Facebook. 

Serviço: Amazônia Comicon 2018
Quando: 27 a 29 de abril
Onde: Ginásio Maestro Altino Pimenta (Av. Visconde de Souza Franco, Belém - PA)
Informações:  fanpage no Facebook. 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Siga o nosso Twitter - @giselehenriques
Receba nossa Newsletter