quinta-feira, 13 de julho de 2017

Cinco personagens cadeirantes na cultura pop

Posted by   on

A acessibilidade é um dos maiores desafios no gerenciamento de cidades, porém a representatividade dos portadores de necessidades especiais em muitos casos se torna falha, o que contribui para o não reconhecimento e compreensão da importância da causa. Alguns desenhos animados e quadrinhos mostram personagens cadeirantes, sendo além de entretenimento, fonte de referências sobre o assunto. Vamos conhecer alguns:


Joe Swanson - Family Guy
Um dos melhores amigos do protagonista Petter Griffin e presença constante no convívio da família central da série, Joe é um policial morador da vizinhança, é casado e tem dois filhos. Seu cotidiano se assemelha aos dos outros moradores de Quaghog, desenvolvendo atividades comuns como ir ao bar e se divertir. Em alguns momentos, suas necessidades especiais passam despercebidas, mas também enfrenta problemas de acesso a locais ou bloqueios ao trafegar em ruas. É tratado com igualdade pelos outros personagens, e possui episódios solo abordando a problemática da acessibilidade de forma inteligente, apesar do conteúdo da série ser ácido e de humor negro.

 Luca - Turma da Mônica
Em versão clássica e jovem, Luca faz parte da turma da Mônica e é uma espécie de paixão platônica da menina. Ele é apaixonado por esportes e joga de basquete, de vez em quando se mete nos planos infalíveis do Cebolinha e, democraticamente, acaba levando umas coelhadas. Nas histórias em alguns momentos há críticas sociais sobre acessibilidade, pois o garoto constantemente enfrenta dificuldades de locomoção, no que é auxiliado pela turma. Porém, uma tira acabou se transformando em um meme na redes sociais: em um quadro, ao se despedir, Luca diz "preciso ir andando", uma frase que notadamente não é utilizada por usuários de cadeiras de rodas.

Professor Charles Xavier - X-Men
Referência quando o assunto é personagem cadeirante, Charles Xavier é o mentor dos X-Men. Ele "nasceu" nos quadrinhos e está presente na equipe em todas as versões audiovisuais em que a série foi lançada. É considerado um dos personagens mais poderosos do universo Marvel, e é o personagem central de algumas das melhores sagas de quadrinhos. Em alguns momentos de sua existência ele recuperou seus movimentos, e também vivenciou cenas repletas de emoção, como no casamento de Jean Grey e Scott Summers, onde através dos poderes telecinéticos da moça, pôde "dançar a valsa com a noiva".

Ivar, o Sem-Ossos (Vikings)
Temido pelos inimigos e até pelos aliados, o filho mais polêmico de Ragnar foi um dos personagens mais cruéis do seriado irlando-canadense. Super protegido pela mãe, quase foi abandonado pelo pai ao nascimento, mas Ragnar o amou incondicionalmente. Aprendeu técnicas de luta física e com espada, contou com a ajuda do construtor Floki, que projetou equipamentos para seu transporte durante as batalhas. Inteligente e astuto, teve grande destaque na quarta temporada da série, onde participou ativamente dos últimos momentos de Ragnar e da vingança após sua morte. Não é uma unanimidade entre seus irmãos, tendo alguns como inimigos.

Finnegan Wake (Monster High)
Por ser filho de um tritão, Finnegan é em sua própria definição "um peixe fora d´água", então necessita de uma cadeira de rodas para se locomover na terra. O adolescente de 17 anos gosta de viver perigosamente, é exímio nos esportes aquáticos. É impulsivo e define seu estilo como "punk rock", tem tatuagens, cabelo moicano e defende o estilo de vida saudável. Frequenta a escola de monstros e participa ativamente das aventuras. Tem como melhores amigas Gigi Grant e Lorna Mc Nessie. Sua versão boneco é comercializada em lojas de brinquedos em todo o mundo. 

Não são muito comuns os personagens portadores de necessidades especiais, mas ao serem inclusos em alguma série se destacam pelo carisma e trama diferente do comum. Lembra de mais algum personagem cadeirante dos quadrinhos, séries e filmes? Deixe sua opinião nos comentários...

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter