terça-feira, 4 de julho de 2017

Anima Mundi celebra 25 anos com edições no RJ e SP

Posted by   on

Um dos mais importantes festivais internacionais de animação, o Anima Mundi 2017 completa 25 anos, com duas edições: No Rio de Janeiro de 14 a 23 de julho e, em São Paulo, de 26 a 30 de julho. Com 345 produções de 45 países, entre elas 70 nacionais, contando com as mostras especiais e retrospectivas, o evento terá 470 títulos a serem exibidos .

As mostras competitivas reúnem 182 produções nas categorias Curta (82 títulos), Curta Infantil (49), Longa-Metragem (4), Longa-Metragem Infantil (3), Galeria (20 filmes experimentais) e Portfólio (24 filmes publicitários ou feitos sob encomenda). O Anima Mundi é qualificado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA) e o curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é selecionado para a disputa do Oscar.


Chemin faisant - Georges Schwizgebel; Max Karli (imagem: divulgação)

As mostras não-competitivas são: Panorama (curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas). A programação do Anima Mundi também terá palestras e bate-papos para profissionais, amadores e amantes da animação, além do Estúdio Aberto, com as tradicionais oficinas para crianças e adultos. Nesta edição, as técnicas apresentadas são pixilation e zootrópio.

Entre os destaques da edição 2017 estão as Sessões Petrobras, patrocinadora do Anima Mundi desde 1977, apresentando os filmes que foram premiados nos 25 anos do festival; uma retrospectiva dos cem anos da animação brasileira e Foco Canadá, que contempla uma mostra com quatro sessões especiais incluindo produções do National Film Board para crianças e adultos e um documentário sobre o célebre Norman McLaren.


Historia de un Oso - Gabriel Osorio (Imagem: divulgação)

A exposição interativa Flora, do artista multimídia alemão Philipp Artus, apresenta animações experimentais que exploram as manifestações da vida através dos movimentos, criando formas que se assemelham à aparência de plantas. O público pode controlar interativamente a animação com um touchpad, e assim projetar novos padrões. No Rio, Flora estará na Casa França Brasil e em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Serviço:
Anima Mundi 2017 - Rio de Janeiro
Quando: 14 a 23 de julho
Onde: Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Espaço Cultural BNDES, Centro Cultural Justiça Federal, Cinemateca do MAM, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural do Banco do Brasil.

Anima Mundi 2017 - São Paulo
Quando: 26 a 30 de julho
Onde: Caixa Belas Artes, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e nas salas do Circuito Spcine, localizadas em todas as regiões de São Paulo. 

Programação completa e locais de exibição, neste link

Fonte: Press Release

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter