quarta-feira, 8 de março de 2017

Cinco super artistas desenhando super mulheres

Posted by   on

O mês de março é repleto de homenagens ao universo feminino, devido a comemoração do 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Entre as mais diversas profissionais em diferentes ofícios, as mulheres artistas se destacam por obras repletas de sensibilidade. Selecionamos cinco representantes, que fazem da paixão pelos lápis, pincéis e tintas um estilo de vida.



Lidiane Dias
Natural de Belo Horizonte - MG, Lidiane Dias se considera autodidata. Ela se define: "filha de pessoas humildes mas de bom coração. Cheia de sonhos, me interessei pelos desenhos aos nove anos desenhando inicialmente a turma da Mônica. Hoje, uso várias técnicas que sei com excessão do grafite e um pouco do pastel seco. Desenvolvi meu conhecimento buscando treinos e informações. A arte sempre fez parte da minha vida e acredito que até depois dela". Finalizou sorrindo. O desenho ao lado, representa Maria da Penha, importante ativista.
Lidiane tem um blog, com mais informações sobre seu trabalho. É dela a imagem da Amy Winehouse feita com lápide de cor, da capa desta matéria. 



Synnöve Dahlström Hilkner
Synnöve é cartunista, artista visual e ilustradora. Nasceu na Finlândia e veio morar no Brasil aos 7 anos, morou no RS, na Bahia e atualmente em Campinas. Tem trabalhos selecionados para o Salão de Humor de Piracicaba  desde 2013, em 2016 foi premiada na categoria charge. Participa do PortoCartoon, Portugal, desde 2014. Neste ano foi selecionada para o concurso "Quem te viu quem te vê", caricaturas de Chico Buarque e para a mostra "Frida Kahlo e outras personalidades", na Bienal Internacional da Caricatura, RJ.
Este desenho de  Simone de Beauvoir foi selecionado para o Salão "Batom, Lápis e TPM" 2016, Piracicaba, onde participa desde 2014. Tem um blog para as novidades. 



Liliana Graciela Ostrovsky 
Nasceu na Patagônia, Argentina. Estudou Artes Visuais e Desenho Gráfico com especialização em Pintura. Fez parte do grupo "Zoo Ilógico" como uma das idealizadoras e editoras da revista. No Brasil, começou a trabalhar na área de ilustração editorial didática, cartoon, HQ e caricaturas; com atuação em empresas de comunicação, ONGS e eventos. Faz parte do coletivo "Caricatura Solidária", atuando como designer gráfico e caricaturista em ações sociais e culturais. Atualmente incursiona no mundo da animação, trabalha como assistente de ilustração de cenários num estudio de Animação, no Rio de Janeiro. Seu desenho ao lado representa a artista Frida Kahlo.
Seu site possui portfolio e mais informações.



Liz França
Cartunista, caricaturista e ilustradora de Recife - PE, Liz França começou sua carreira profissional em 2002, publicando cartuns no Jornal do Commercio e na arte do jornal Folha de Pernambuco. Além disso trabalhou com caricatura em eventos e ilustrou alguns livros. Atualmente, trabalha como freelancer e degustadora de chocolate. Possui Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) - Modelação 3D Estudo de modelagem no Blender.
O desenho representa Chabuca Granda, cantora e compositora peruana. Liz possui um Behance, com muitos de seus trabalhos. 


Maria Rita Correa
É de Campinas - SP, conhecida por seus trabalhos em aquarela. Pertenceu ao Perereca, grupo feminino de desenho de humor. Realizou exposições individuais em Campinas e Paraty, coletivas em Campinas, Valinhos, São Paulo, Niterói, Teresina. Ilustrou livros, teve quadrinhos publicados em blogs, fanzines e revistas, trabalhos selecionados no Salão de Humor de Cerquilho 2012, Salão de Humor de Volta Redonda 2014, Salão Batom, Lápis e TPM de Piracicaba 2015 e 2016, Salão de Belas Artes de Piracicaba em 2015 e 2016 (menção honrosa), Salão de Aquarelas de Piracicaba 2016 (menção honrosa) e 2017 (prêmio aquisitivo), Salão de Artes Plásticas de Rio Claro 2016, Salão de Artes Plásticas de Limeira 2016 (menção honrosa) e concurso "Quem te viu, quem te vê" (2017). Tem blog para as novidades.
Existem, por todo o país e pelo mundo, milhares de mulheres honestas e honradas, realizando diferentes trabalhos em diversas áreas, buscando seu espaço de maneira justa, com humildade, ações coerentes, segurança e racionalidade. Pessoas que mudam o mundo com pequenos ou grandes atos, buscando sempre a retidão no agir. A todas, e mesmo às que estão no caminho da evolução humana, nossos melhores sentimentos e votos de progresso.  Um excelente Dia da Mulher a todas!!

Informações cedidas pelas artistas citadas
Ilustração final: Gisele Henriques

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter