quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Cinco grupos de alimentos saudáveis para o café da manhã

Posted by   on

Torradinda, do Mundo de Gumball

A primeira refeição do dia tem uma importância especial: um bom café da manhã ajuda e muito a garantir boa disposição no decorrer das atividades diárias. Para garantir uma seleção balanceada de alimentos, devem ser incluídos proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos, que auxiliam na reposição após um longo período de jejum e perda de energias durante o sono. A nutricionista Lara Natacci, do DietNet, orienta a optar por itens com nutrientes variados e que também ajudem a manter a sensação de saciedade.

Os cinco grupos de alimentos abaixo, ao ser combinados, são auxiliares para a manutenção do equilíbrio físico. Muitos deles também são os preferidos de alguns personagens de desenhos animados: 

Jerry, de Tom e Jerry, em meio ao queijo

Fontes de cálcio e proteínas, como o leite ou seus derivados: iogurtes e queijo são muito importantes (o ratinho Jerry, que tinha aquela estranha inimizade com o Tom já sabia disso). Inclua nesse grupo as bebidas à base de soja;


                                      Steven Universo e o café da manhã perfeito (e calórico)

É sempre bom investir em cereais (como pães, biscoitos, bolo simples) que conferem energia para começar bem a manhã. Priorizar as versões integrais é muito importante, por terem mais fibras e ajudarem a manter a sensação de saciedade; Steven Universo curte uma coisa mais calórica em seu "café da manhã perfeito", então deveria repensar seus conceitos sobre comida integral.

Scratita, de A Era do Gelo 3 e a eterna busca pela noz perfeita

Adicionar uma fonte de gorduras insaturadas, é importante para o bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças cardiovasculares. Uma opção interessante é o creme vegetal, que dá um sabor gostoso no pão, bolo, biscoito, torrada ou mesmo na tapioca. O azeite de oliva também pode ser utilizado, assim como as sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), e o abacate. Sementes oleaginosas são uma delícia e muito preciosas para a alimentação, os esquilos de A Era do Gelo já sabiam disso...

Po, de Kung Fu Panda e seus gostos peculiares por frutas

As frutas ajudam a deixar a refeição mais gostosa e variada, mas também são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais; dá pra fazer uma seleção especial com suas preferidas, combinando com os outros alimentos. O Kung Fu Panda garante a disposição para lutar e manter seu físico invejável comendo muitas frutas em suas refeições.

     As refeições servidas pelo Iroh de Avatar, a Lenda de Aang, são acompanhadas de um bom chá

Muita gente não gosta, mas é bom seguir o conselho do General Iroh, de Avatar: Beba chá. Os chás (verde e preto) possuem teanina, um aminoácido que ajuda a dar aumentar a atenção e foco nas atividades. Os chás têm menor quantidade de cafeína que o café, logo, também são uma ótima alternativa para começar bem o dia! E você pode variar os sabores, apurando o paladar e conhecendo mais sobre esta bebida maravilhosa. Existem muitos tipos de chás a disposição no mercado, alguns com função detox ou que auxiliam o funcionamento de alguns órgãos, como o fígado.

"Osmar, o primeiro pão na forma de pacote", animação brasileira

Claro, é sempre importante respeitar o próprio paladar: algumas vezes, o gosto pessoal interfere nas escolhas por determinados alimentos. É melhor tentar conciliar alimentação saudável com as preferências pessoais, pelo bem da saúde. Excesso de gorduras e açúcares em algum momento podem se transformar em vilões para o organismo, e caso não haja uma reeducação total, acabam se convertendo em doenças graves, como diabetes, entre outras. Criatividade e orientação correta ajudam em muito na construção da qualidade de vida, e boa parte deste processo inicia na boa alimentação.


Lara Natacci é nutricionista e coach de bem estar, formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 1993, atuando na área há mais de 20 anos. É possível saber mais sobre ela em seu site pessoal e acompanhar muitas dicas e informações sobre saúde no DietNet.





Com informações de: Press Release
Imagens: Google / Divulgação

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter