segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Youtubers investem no Dailymotion como alternativa de visibilidade

Posted by   on

Apesar de ser considerada a maior plataforma para exibição e upload de videos, abrigando trabalhos de milhares de produtores de conteúdo, muitos proprietários de canais tem procurado outros sites para a veiculação de videos. O Dailymotion, criado na França em 2005, tem sido visto atualmente como uma plataforma promissora, com crescente número de visualizações. 
  
 
A migração tem sido motivada devido a alterações na política de propaganda e na interface do YouTube, o que, segundo alguns usuários tem dificultado a manutenção dos canais. Também são constantes as reclamações de perda de inscritos e erros na contagem de visualizações, como denunciado em video pelo canal "Descascando", cujo proprietário sentiu seus números diminuírem após atingir 10 mil inscrições. O video acima, postado no canal, explica a situação.

Henry Yatta possui versões do canal Yattalog em ambas plataformas, e tem percebido um aumento de público no Dailymotion. Ele aposta no uso de diversos sites para suas produções:  "Sempre vi o Dailymotion como um backup dos meus melhores vídeos, e ao mesmo tempo, uma forma alternativa de divulgação. Às vezes, até ganho mais visualizações por lá. Diferente do youtube, o Dailymotion sempre deixou lançar vídeos maiores em tamanho (tempo/qualidade). Tem gente que considera o Youtube como monopólio, por ser o único site que todos conhecem. Porém, eu sempre tive usuário em Dailymotion (que antes tinha qualidade baixa, mas, melhorou muito ao longo dos anos), ainda uso meu VIMEO e tenho até conta no Vid.me, onde cheguei a ter melhores respostas por lá, apesar da maioria das pessoas usar o Youtube apenas. No Dailymotion, não existe frescura, você tem liberdade enorme, e os ganhos são maiores por visualizações, enquanto no youtube diminui cada vez mais os ganhos do criador de conteúdo. Como novos youtubers estão praticamente "lascados", com as novas atuaçizações, aonde os algoritmos ferram canais novos, e até fazem canais grandes perderem visualizações. Lá, também, é mais limpo o design". 

Segundo Yatta, a plataforma possui um grande publico estrangeiro, atraindo visualizações de diferentes países: "Curiosamente, muito gringo vem assistindo meus canais de Dailymotion e do Vid.me, e até me mandam e-mails de vez em quando pra conversar, fazer parcerias ou apenas trocar informações, elogiar, etc. Nos últimos tempos, o youtube já andou perdendo pro facebook, a ponto de ter de botar propagandas de canais grandes do youtube nos pontos de ônibus, mas, não ajudou muito. Se uma pessoa se inscreve no seu canal, ela quer receber notificações do canal, mas, aí, implementaram que além de se inscrever, teria de clicar no sininho, pra realmente indicar que quer receber as notificações, porém, a maioria, mesmo com o sininho apertado, não recebe as notificações do canal, e sim, de canais nada a ver, geralmente até do tipo que jamais iriam querer ver. E até o youtube criou uma nova aba de "o que tá em alta", pra mostrar virais inúteis, como "inútil serrando placa de 100k" ou "amoeba", pra empurrar goela abaixo qualquer coisa, só pra ter mais receita lá. Enquanto isso, o Dailymotion continuou sem frescuras, com mais liberdade do que podemos ou não postar nele, sendo assim uma plataforma mais qualificada para criadores de conteúdo, de forma abrangente, enquanto o youtube fica limando, trazendo mais e mais regras, deletando canais a esmo, dando strike em vários, tirando numeros de visualização só pra não contar no adsense, etc".

 Mesmo com a boa receptividade, Yatta reconhece que o YouTube oferece uma boa estrutura aos seus criadores de conteúdo: "Só sinto falta mesmo de uma sede, estúdio, e tals, como o Youtube tem com o Youtube Space". Henry Yatta conclui acreditando que o futuro dos produtores de conteúdo em video é a diversificação de plataformas: "O youtube me decepcionou muito ao longo dos anos, em contrapartida o Dailymotion não.  Pretendo continuar lançando em todos os lugares, inclusive no youtube, mas, vou me dedicar muito mais ao Dailymotion e ao Vid.me, por serem mais liberais em questão do conteúdo. No youtube, vai ficar o "arroz e feijão", enquanto nas outras plataformas, o 'creme de la creme" mesmo".

2 comentários:
Escreva comentários
  1. Conheço o Emerson do Descascando e realmente concordo, abri meu canal no Dailymotion recentemente, mas, ainda não tive grandes views e ainda nem um centavo sequer entrou em minha conta, mas, acredito mais nele pois acho que o Youtube está com os dias contados e logo logo o Facebook vai lançar uma plataforma aos moldes do YT e dando monetização aos criadores de conteúdo, aew quero ver o YT tremer as pernas! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar do Twitch que aos pokos tah dexando de ser only games ._.

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter