quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Dr. Estranho: Cosplayer neurocirurgiã comenta o filme [com spoilers moderados]

Posted by   on

Em cartaz nos cinemas de todo o país, Doutor Estranho, filme baseado nos quadrinhos da Marvel Comics, possui temas intrigantes: os poderes esotéricos do herói e sua atuação profissional como neurocirurgião , causam após a fascinação inicial, algumas dúvidas sobre a veracidade de algumas cenas, além da velha pergunta: o filme é igual a HQ??? A cosplayer Paula Genkai é fã dos quadrinhos da Marvel e de misticismo,  leu os principais títulos com o personagem, e é médica neurocirurgiã. Ela assistiu o filme no primeiro final de semana da estreia, no Shopping Eldorado em São Paulo - SP, acompanhada de amigos e vestida com uma caracterização do personagem. Paula nos contou suas impressões:



A adaptação dos quadrinhos 

"O filme tem um ritmo muito bacana, elenco de peso e atuação maravilhosa do Benedict Cumberbatch!!!! Tiveram várias modificações em relação aos quadrinhos, entretanto, elas vão servir pra se encaixar combo universo cinematográfico da Marvel!!!! Os efeitos visuais são fantásticos e têm relação com o que está ocorrendo na cena (não é cena com CG "gratuito", só pra fazer um efeitinho bonito, mas sem relação com a história). Achei uma ótima adaptação e foi um dos melhores filmes de herói do ano!!!! Tiveram várias diferenças em relação à HQ. O tipo de poder do Estranho, na HQ, são mais de escudos e raios mágicos. No filme, também tem um pouco disso, mas eles focam na distorção e manipulação da realidade. E modificaram bastante o poder do Olho de Agamotto. Apesar dessas mudanças, elas são bem justificadas e se encaixam bem ao universo dos filmes.


Cenas com procedimentos cirúrgicos 

 "A neurocirurgia, em si, aparece muito pouco no filme. Tem algumas sacadas médicas sim, mas aparece pouco a parte do Strange médico e mostra mais o Strange pessoa. Por incrível que pareça, tiveram pouquíssimas falhas em relação aos procedimentos mostrados. Uma foi dele ajeitar a máscara após ter lavado as mãos (o correto é ajeitar antes de lavar, pra não contaminar as mãos). A outra, foi num momento que ele faz um procedimento sem máscara. O restante, está bem corretinho!"



Produção do cosplay 

"Começou o planejamento em agosto, quando começaram a sair as primeiras imagens do set de filmagem. Eu, sinceramente, não conhecia o personagem. Me chamou a atenção quando vi que era neurocirurgião. Fui buscar e ler HQs e me interessei: o personagem é um místico também (eu adoro ler sobre ocultismo e misticismo). Personagem me cativou, hora de botar a mão na massa!!!! A roupa, mandei fazer com uma costureira especializada em roupas medievais (com quem já tinha feito um figurino e amei o trabalho). O Olho de Agamoto e os broches, eu que modelei!! O Felipe Conrad (na foto acima, também foi vestido de Dr. Estranho para assistir o filme) me ajudou bastante, mandando fotos em alta resolução dos acessórios! Inclusive, acabei descobrindo um material maravilhoso para confeccionar pequenas peças: o polymer clay!!!! Deu trabalho, mas amei o resultado. Como o Felipe Conrad me ajudou muito com as referências, confeccionei um par de broches do Dr Estranho para a capa do cosplay dele!"

   
Receptividade do público

"Usei pra ensaio fotográfico e no Shopping!! Estou surpresa com a reação extremamente positiva do público!! Mesmo sendo um genderbender (ou seja, uma versão feminina do personagem), me espantei com a ótima receptividade!! Pretendo usá-lo, novamente, na CCXP, em dezembro! E outras vezes, qdo me der vontade! Talvez o fato de eu ser neurocirurgiã e interpreto um neurocirurgião tb ajude na questão do sucesso com o público!!"

Agradecemos a Paula, pelo carinho de sempre e por ter cedido as fotos de seu acervo pessoal.   
 
 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter