domingo, 14 de agosto de 2016

Pokémon inspira trabalho acadêmico de Design

Posted by   on

Em meio a grande repercussão com o lançamento brasileiro de Pokémon GO, um ilustrador de Manaus - AM ganhou destaque na imprensa e no meio acadêmico com um inusitado Trabalho de Conclusão de Curso: Cezar Souza, do curso de Design da FUCAPI (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), criou "Mash-up: Aplicação e Técnica na criação de Pokémon Amazônicos". 


O livro, em forma de e-book com 119 páginas, possui mais de 40 ilustrações, divididas em quatro categorias, assim como os monstrinhos originais: animais aquáticos, terrestres, voadores e plantas. Cada um possui uma ficha com a fusão entre Pokémon e criatura real, a paleta de cores utilizada e sketches com o passo a passo do processo de produção. Nas páginas, é possível perceber a diversidade amazônica, e compreender um pouco da semelhança dos Pokémon quanto a estrutura física dos animais analisados, o que também possibilita uma reflexão sobre a possível criação e inspiração dos personagens japoneses. Para ver o livro com todas as ilustrações, basta clicar neste link.

Apesar da coincidir com o sucesso do novo jogo, o trabalho acadêmico começou a ser elaborado em 2013. Sobre a escolha dos personagens, Cezar Souza explica: "eu precisava de um elemento externo que fosse muito popular, pra causar um grande impacto visual no meu trabalho. Foi natural escolher Pokémon. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha escutado falar de Pokémon!"

Mesmo tendo despertado o interesse da comunidade acadêmica e dos fãs de Pokémon, segundo o autor, o projeto tem poucas chances de continuação, ou de ser lançado como livro: "Se houver a possibilidade de publicação impressa, seria apenas para doação a bibliotecas de universidades ou para presentear alguns amigos, uma vez que só não levo um processo da Pokémon Company porque este foi um projeto acadêmico. Então, monetarizar este projeto está fora de cogitação. A minha ideia é fechar o compêndio com 60 Pokémon Amazônicos e desenvolver uma aplicação em um card game ou mesmo um jogo digital. Se eu conseguir fazer isso no mestrado, acho que poderei ser mestre Pokémon antes do Ash!" 

Cezar Souza atua como professor, ilustrador e designer gráfico, tendo inúmeros trabalhos nas áreas de publicidade e quadrinhos. Para maiores informações e contato comercial, basta enviar um e-mail. 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter