terça-feira, 5 de abril de 2016

Rio de Lama: Filme curta metragem em Realidade Virtual é lançado em São Paulo

Posted by   on


Na última segunda-feira (04/04), aconteceu no Museu da Imagem e do Som de São Paulo o lançamento do filme curta-metragem Rio de Lama. A produção é uma parceria entre a Beenoculus (empresa brasileira criadora de um óculos de realidade virtual para celulares), Academia de Filmes e Maria Farinha Filmes. O documentário tem a duração de 9 minutos e 34 segundos, e mostra de maneira realista os sobreviventes da maior tragédia ambiental no Brasil, em Bento Rodrigues, Subdistrito de Mariana - MG. O curta-metragem foi disponibilizado para download. 

Experienciar o filme, e não apenas assistir


A obra ganha outra dimensão através da realidade virtual imersiva, e ajuda a consolidar uma nova linguagem midiática, onde o usuário pode "se sentir" vivenciando a experiência narrativa, modificando o conceito de "expectador". O dispositivo para realidade virtual utilizado para a experiência, o Beenoculus, foi totalmente produzido no Brasil e já é vendido a um preço bastante acessível, sendo conectado a smartphones compatíveis. O lançamento do filme foi bem estratégico, devido ao aumento de notícias envolvendo lançamentos de futuros dispositivos de RA e anúncios da produção de diversos games para consoles e mobiles.   




Sobre o bom momento para a realidade virtual em todo o mundo, Rawlinson Terrabuio, da Beenoculus, acredita em seu produto ante a expansão: O mercado mundial para dispositivos VR que se conectam em PCs e em consoles vai crescer muito nos próximos anos, entretanto aqui no Brasil o custo dessas plataformas é proibitivo e o que vai crescer antes e em uma velocidade muito grande é o mercado de VR Mobile, de headsets como o Beenoculus, que permite ser utilizado com a maioria dos smartphones de mercado, e jogos em PC também poderão ser jogados em headsets VR como Beenoculus, pois há soluções de streaming chegando que permitem transmitir o jogo do PC para a tela dos smartphones, essas soluções são bem econômicas e acessíveis ao consumidor brasileiro. 

Rawlinson vê o preço dos produtos em VR estrangeiros nada atrativos para a realidade do nosso país, fato que pode gerar vantagem competitiva para os desenvolvedores brasileiros: Temos que entender definitivamente que 86% de nossa população tem renda inferior a US$ 1.000,00 por mês, por isso desenvolvemos soluções em VR de baixo custo, acessíveis a maioria das pessoas. Em paralelo o mercado de conteúdo vai se desenvolver muito com empresas criando jogos e produtos de audiovisual para headsets VR Mobile, a oferta de conteúdo para plataformas como a nossa será muito maior que a oferta de conteúdo para as plataformas mais caras porque o consumidor quer ter acesso a VR agora e não daqui há 5 anos principalmente para entretenimento, essa é uma grande oportunidade para os desenvolvedores de jogos em nosso país.


Rio de Lama foi produzido por  Duda Marujo, tem como diretor de fotografia Charles Buss e na direção Tadeu Jungle, e pode ser baixado tanto para Android como para iOS. Ele possui modos de visualização em 360 e VR. 


Para baixar: 

App Store:
Rio de Lama (português): https://goo.gl/4AbaPQ
River of Mud (Inglês): https://goo.gl/zehGcr

Play Store:
Rio de Lama (português): https://goo.gl/X1DHNE
River of Mud (Inglês): https://goo.gl/qwN3mX



Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter