quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Semana do Quadrinho Nacional da Fundação Cultural do Pará faz homenagem a Belém

Posted by   on

Documentário de Vince Souza abre a programação

Será lançada na próxima segunda-feira (25) a 2ª Semana do Quadrinho Nacional. O evento, realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP) através de sua Diretoria de Leitura e Informação (DLI), promove o encontro de leitores e criadores de quadrinhos de todo o estado ao longo de cinco dias de programação. A abertura do evento será no Cine Líbero Luxardo, às 17h, com a exibição do documentário “VHQ – Uma breve história do quadrinho paraense”, de Vince Souza, com entrada franca.


Andrei Miralha, um dos organizadores do evento, explica que a programação surge como uma ampliação do Dia do Quadrinho Nacional, que é comemorado no dia 30 de janeiro, data em que o cartunista Angelo Agostini publicou, em 1869, a primeira história em quadrinhos brasileira, “As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte”. “Ano passado, realizamos a comemoração através de uma Semana do Quadrinho e foi um sucesso. Agora, a programação é, sem dúvida, a maior que a Fundação já realizou”, afirma.
Durante a abertura, no Cine Líbero Luxardo, também haverá um bate-papo com o diretor do documentário, o cineasta Vince Souza, e os quadrinhistas paraenses: Joe Bennett, Otoniel Oliveira, Volney Nazareno, Bichara Gaby, Alan Yango e o próprio Andrei Miralha. O organizador ainda aproveitará o evento de abertura para fazer o lançamento do Concurso de Quadrinhos “Belém 400 Anos” – que no momento está em fase de construção de seu regulamento, mas que já se sabe, será aberto ao público em geral.

Durante toda a Semana do Quadrinho Nacional, de 25 a 29 de janeiro, serão realizados whorkshops com profissionais paraenses. As atividades serão na Gibiteca da Biblioteca Arthur Vianna, localizada no 2º andar do Centur, e serão gratuitas. Os interessados devem chegar à Gibiteca até 30 minutos antes de cada workshop para realizar sua inscrição. “Antes de cada workshop teremos a participação de um artista convidado desenhando em nosso ‘Mesão Gráfico’ que é um espaço em que o público pode desenhar, ver outras pessoas desenhando e trocar ideias”, conta Andrei Miralha.

No hall da biblioteca também haverá uma exposição chamada “Belém em Quadrinhos”, que trará quadrinhos que representam Belém em suas histórias, dentre elas o excelente quadrinho “Belém Imaginária”, de Volney Nazareno, que também é organizador da Semana do Quadrinho junto com Andrei Miralha; a inédita “Continuum”, de Otoniel Oliveira; e ‘Escória’, de Eliezer França.


Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter