quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Barbie Fashionistas 2016: Agora com bonecas baixinhas, altas, gordinhas

Posted by   on

O dia ficou marcado como uma data histórica para os fãs da boneca Barbie: o anúncio da coleção Fashionistas 2016 surpreendeu o mundo, ao mostrar uma linha de novas personagens com corpos totalmente diferenciados: agora fazem parte do universo Barbie meninas altas, baixas, acima do peso. A mudança visa promover a inclusão.

O universo Barbie mudou completamente!! 

Para a nova coleção, são 33 bonecas, com quatro tipos de corpo: petite (a baixinha), curvy (a curvilínea), tall (alta) e a original, sete tons de pele, vinte e duas cores de olhos, vinte e quatro penteados, catorze formatos de rosto e infinitas roupinhas, com sugestões inspiradas nas tendências da moda para todos os tipos físicos. Destaque para os cabelos coloridos de azul ou lilás, alguns com os dois tons ao mesmo tempo: lisos, ondulados, curtos, longos: cortes futuristas contrastam com os "estilo permanente dos anos 80" característico da boneca. Um video divulgado através das redes sociais, mostra os bastidores da nova linha e as opiniões do público infantil:  


Com as mudanças, espera-se uma adequação das outras coleções ao novo padrão: linhas como a "Quero Ser..." poderão ganhar caracterizações para todos os novos formatos, o que ainda não foi anunciado oficialmente. Anteriormente ao anúncio, já havia sido anunciados a inclusão de movimentos nos pés que permitem que agora as bonecas usem sapatos sem salto sem ficar com os pés flexionados. Os novos modelos estarão disponíveis gradualmente, a partir de março, nas lojas Ri Happy. Também já foram divulgadas imagens da nova coleção Profissões: as tradicionais dentista, pediatra e veterinária estão confirmadas. Outras novidades serão anunciadas no decorrer do ano no site oficial.   

Boneca símbolo do glamour padronizado?

 Diferentes etnias da coleção Barbie pelo Mundo

Desde sua criação a boneca Barbie apresentou um padrão físico único, que era tido por muitos como seu principal traço de personalidade: loira, esbelta, com seios grandes, longas pernas e praticamente sem quadris, para muitos estava longe da representação fidedigna de um corpo feminino. Mesmo ganhando diferentes etnias, vestimentas, profissões, cores e cortes de cabelos, a falta de diversidade em sua estrutura física se tornou motivo de acirradas críticas em um mundo cada vez mais preocupado com o politicamente correto. 

Porém, por outro lado, segundo reportagens, defensores do formato original não viram com bons olhos os novos padrões: basta uma busca pelo Google para encontrar artigos falando sobre as mudanças: algumas das desvantagens apontadas são a quebra do paradigma da personagem enquanto ícone facilmente identificável (principalmente entre as crianças mais novas), e a falta de compatibilidade de roupas e acessórios com os já existentes no mercado (sendo necessária maior atenção na hora da compra e mais gastos com o guarda-roupas da boneca). Provavelmente, os novos modelos também terão nomes e identidades próprias, e com o tempo estarão inclusas em desenhos animados, jogos, e todos os produtos relacionados ao brinquedo.

(Com imagens e informações do Google/ site oficial) 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter