domingo, 27 de dezembro de 2015

[Spoilers] Turma da Mônica Jovem "Especial Comic Con" cheia de referências nerds e gamers

Posted by   on


A Edição número 88, de Dezembro/2015 do gibi Turma da Mônica Jovem, da Panini, foi alusiva a CCXP - Comic Con Experience, segunda edição do evento de cultura pop realizado em São Paulo - SP. A proposta foi interessante: A turminha mais famosa do Brasil vai até a CCXP, com grandes expectativas pelas atrações. 

Tanto a Editora Panini quanto a MSP (Mauricio de Sousa Produções) são expositores e patrocinadores da Comic Con, o que para muitos passou a impressão de que o gibi seria uma espécie de "propaganda paga" do evento; mas na verdade em suas páginas se revelou um enredo altamente inteligente e honesto. Analisamos, com spoilers. 

Honestidade acima de tudo


Em momento algum a história "vende a ideia" de que uma Comic Con é "um mundo mágico de diversão sem falhas de organização: a turminha enfrenta filas, atrasos, falta de informação nos corredores sobre a localização de estandes e atrações, se perdem uns dos outros em meio a multidão e em alguns momentos se rendem ao desespero, desistindo temporariamente de alguns de seus objetivos no evento. Os pequenos dramas adolescentes ganham ares de sátira, e o ambiente de bagunça acabou gerando ótimas piadas. A referências gamers e nerds estão em todos os quadrinhos, seja através de trocadilhos com os nomes das atrações do "mundo real", em referências da cultura pop, e nos desenhos das fantasias dos cosplayers, tudo é divertido e lembra o evento. Torna-se uma brincadeira digna dos antigos passatempos do gibis tentar localizar todas as referências existentes nas páginas.   

A trama bem amarrada faz com que os personagens "troquem de lugar" em suas experiências mais características, o que gera momentos de empatia entre os dois pares mais famosos do gibi (que também são duas das friendzones mais longas das HQs). A história é bem equilibrada, e com possibilidades reais de acontecer com adolescentes em um evento assim. Ao final, nos sentimos como parte daquela visita, como se tudo fosse uma "#truestory ilustrada", daquelas que os amigos nos contam como recordações de um passado próximo. 

Somos Todos Nerds!


Algumas das referências mais divertidas: o tradicional "mapa de jogo 16 bits" em pixel art para ilustrar os objetivos dos personagens no local; e a aparição de Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções, conhecido no meio nerd devido a palestras e participações em eventos. É dele algumas das piadas mais engraçadas, e tem a missão de ser o "ponto de encontro" entre alguns personagens.     

Outras curiosidades do gibi: a inclusão de um novo personagem, o robô "Nerdroid", com um glossário de referências de página inteira (sim, eram muitas!), e um prefácio escrito por Érico Rodrigo Maioli Rosa, Gerente de Publicações e Colecionáveis da Panini Brasil. 

Turma da Mônica Jovem 88 é indispensável para os fãs do evento. Alguns dos mais sortudos que compareceram a CCXP deste ano conseguiram autógrafos de membros da MSP, tornando suas revistas ainda mais especiais. Pode ser que no futuro elas se tornem objeto de coleção e leilão entre colecionadores. Mas acima de tudo, são uma lembrança especial de uma época única na vida de cada um que a vivenciou. 

Turma da Mônica Jovem - Somos Todos Nerds
Expediente: Flávio Teixeira de Jesus (roteiro), José Aparecido Cavalcante (desenhos) e equipe.
Lançamento: Dezembro de 2015.
Preço: R$ 7,90
Número de páginas: 130
Editora: Panini Comics

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter