sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Polêmica: Dragon Ball NÃO FOI INTERROMPIDO pelo Plantão da Globo em 11/09/2001

Posted by   on

Desde o atentado às Torres Gêmeas nos EUA e com a popularização das redes sociais, todos os anos a partir da 0h de 11/09 somos bombardeados com montagens como a acima, citando a interrupção do seriado Dragon Ball Z para a transmissão ao vivo de um Plantão da Globo, anunciando a tragédia. 

O site Boatos.org, em 2014, já havia desvendado a farsa, e deu um norteio de como a história teria se espalhado: uma postagem na página do Facebook Fatos Desconhecidos, publicada no ano passado. Porém é sabido que esta afirmação é muito mais antiga que a postagem, como nos comprova este video, notadamente falso, de 2013.   A postagem na conhecida página só legitimava um boato que já era bem difundido entre os saudosistas dos programas infantis. 

Segundo sites e guias de programação, a animação Dragon Ball Z só teria iniciado a exibição na emissora carioca em 2002. E o momento da primeira interrupção para a notícia funesta fora sete minutos após o choque do primeiro avião, ou seja, às 09h52min, quando estava sendo veiculada a novela infantil Bambuluá, fato confirmado pelo site Memória Globo, que também afirma que a transmissão se estendeu até às 14 horas, o que coloca por terra a versão de que na verdade teria sido interrompido o "Vale a Pena Ver de Novo", outra informação gerada em um video fake que circula na Internet. Há uma informação na Wikipedia de que o seriado teria iniciado a veiculação na Globo em 2001, e o próprio site Fatos Desconhecidos noticia até hoje ser verdadeira a transmissão de DBZ, mas a fonte mais plausível é uma reportagem do Na Telinha, que procurou registros de jornais da época. 


São raras gravações verdadeiras do tal Plantão na Internet, e algumas informações se baseiam apenas nas memórias dos internautas, então, no que estariam alicerçados para garantir a veracidade da afirmação?

O fato é que, muitas vezes, "apagamos as memórias da infância, durante a própria infância". Esquecemos alguns fatos não muito marcantes, e os substituímos por outros, mais significativos. Talvez o desenho animado Dragon Ball Z fosse muito importante para alguns internautas, que o associaram a significativa memória do atentado. Estes passaram a informação para outros, que haviam se esquecido completamente da época, mas concordaram que a informação poderia ser verdadeira, por lembrar da existência de ambos os fatos. Porém nenhum dos dois grupos de pessoas procuraram alguma fonte de informações verídica para checar o que realmente havia acontecido na época, e apenas repassaram a informação, construindo assim, outra versão para a história, falsa, que acabou ganhando veracidade ao ser compartilhada por páginas famosas. Um grande mal da velocidade de compartilhamento das redes sociais.  

2 comentários:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter