sábado, 12 de setembro de 2015

Joguei - finalmente Aritana e a Pena da Harpia chega ao Xbox One!!

Posted by   on

Foi com alegria que recebemos a notícia da chegada do game indie nacional Aritana e a Pena da Harpia à dashboard do Xbox One. O jogo que já havia sido lançado para PC e disponibilizado na Steam, estreou no console da Microsoft com direito a banner de destaque na tela inicial (noticiando o "índio que virou indie") e matéria especial no Inside Xbox, programa de games do sistema.

Distribuído unicamente em versão digital, o game pode ser adquirido por um preço altamente acessível (R$ 19,00), mas também ser jogado por alguns minutos gratuitamente. Testamos e aprovamos!

Com history mode em animações com desenhos delicados, a ação se desenvolve nas terras do terrível Mapinguari, que Aritana percorre em busca da pena da Harpia conhecida como Uiruueté. Em seu caminho de plataformas como pedras, armações de madeira e árvores, há buracos em que ele pode cair e morrer, como em qualquer jogo de ação lateral. Para auxiliar em seu progresso, ele pode coletar power ups, frutinhas ou suco de guaraná.  Totens de Harpia marcam os checkpoints e Totens do Pajé liberam novos poderes para o cajado de Aritana (adquirido durante a primeira fase). Mas para isso, é preciso encontrar as chaves espalhadas no percurso. Cinco Muiraquitãs coletados dão acesso ao Mundo dos Espíritos, através de uma oferenda. Neste local, Aritana pode coletar plantas medicinais para aumentar o life. Ele também aprende diversos ataques de força e agilidade com o cajado, que auxiliam no progresso da ação.


Um dos acertos de Aritana é a trilha sonora, um casamento perfeito com as imagens em cores quentes, que criam uma ambientação característica do universo do personagem e sua cultura, mas com identidade visual própria. Alguns internautas através das redes sociais compararam o jogo a Donkey Kong e Mario, grandes sucessos no mesmo formato. E ele realmente tem um toque da nostalgia do estilo 16 bits, porém com excelentes gráficos e recursos técnicos. Um ponto de entrave aos gamers é a dinâmica da jogabilidade, que utiliza os gatilhos e alavancas do controle, muitas vezes fazendo o jogador movimentá-lo em diversas posições para acertar os golpes, o que causa demoras no aprendizado e aumenta a dificuldade do jogo. Nada que uma atualização futura não possa resolver.

Aritana e a Pena da Harpia é um jogo para crianças e adultos. Possui um herói cativante em um universo agradável e bem curioso de explorar. Com controles mais eficientes, seria bem rápido de ser detonado. Mas no geral, é um divertido desafio, tanto para novatos quanto veteranos.


Aritana e a Pena da Harpia (Xbox One)
Lançamento: 12/09/2015
Preço: R$ 19,00 (ou grátis para testar por tempo limitado)
Tamanho: 2,44 Gb
Jogadores: 1
Recomendado para todos os públicos
Oferecido por: Duaik
Informações: www.duaik.com

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter