domingo, 12 de julho de 2015

Satoru Iwata Presidente da Nintendo morre; gamers comentam a perda

Posted by   on

O anúncio oficial da Nintendo surpreendeu a comunidade gamer neste domingo (12). Tido como uma lenda da história mundial do videogame, Satoru Iwata, presidente-executivo da empresa desde 2013, faleceu no sábado, devido a complicações de um câncer nas vias biliares. O fato acontece em um momento delicado para a Nintendo, que apresenta um enfraquecimento ante as rivais Microsoft e Sony. A falta de grandes anúncios na E3 2015 não foi tão comentada quanto a substituição do executivo por uma marionete durante os pronunciamentos, um indicativo de que algo não ia bem. Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda assumem a empresa como diretores interinos. 

Figura carismática entre os jogadores, a morte de Iwata causou comoção nas redes sociais, ficando entre os Trending Topics do Twitter. Pelo Facebook, gamers comentaram e demonstraram tristeza: Théo Azevedo, jornalista de games, escreveu: "Morreu jovem, mas deixou um legado fantástico". João Vitor Dias é colecionador de jogos, e demonstrou pesar: "Não consigo acreditar na morte de Satoru Iwata. Perdemos um dos nomes mais importantes da indústria de videogames. estou realmente triste. É como se uma parte de minha infância tivesse morrido."

Thomas Schulze destacou a carreira do executivo ante ao mercado:  "Numa indústria que caminha a passos largos para abandonar todo seu carisma e se limitar a ser apenas um negócio / serviço, perdemos um dos últimos executivos capazes de sonhar e entender a magia dos videogames. Um gênio que, desafiando todas as chances, conseguiu emplacar o Wii e o DS em um mercado tomado pelo ceticismo. Espero que os que continuam por aqui saibam entender, apreciar e seguir o seu legado brilhante. Descanse em paz, Iwata. Agora ao lado de Yamauchi, que traga sorte à Nintendo (e às demais companhias) directamente do céu". 

As perspectivas futuras da empresa também são uma preocupação entre os gamers, como destaca Raul Tabajara, designer de jogos:"Ele era o responsável pelo conceito nintendo de "estilo de diversão acima do gráfico ou capacidade do jogo. O conceito funcionou bem até o Nintendo Wii, mas se mostrou pouco eficiente com o 3DS (sendo batido pelos outros) e o WiiU - grande fiasco, que só se salvou graças as franquias da casa. Será que agora a Nintendo entrará numa fase diferenciada? Bom, com ele vivo, ela ja caminhava para um novo console e possibilidade de entrar com suas franquias em outras plataformas (Android). Vamos ver".


"Um senhor bilionario de 73 anos resolve se aposentar, e entrega a principal empresa de games para um jovem de 43 anos, sai de campo Yamauchi e entra Satoru Iwata, um desenvolvedor da HAL Laboratories, fornecedor da Nintendo desde 1993. Iwata tinha a crença de que a Nintendo não seria a maior e sim a melhor, comprou muita briga com a imprensa, que falavam que os projetos da Nintendo vão falir a empresa, só prejuízo. Ele deu a cara à tapa e não se entregou. Com certeza o trio Iwata, Yamauchi e Gunpei Yokoi estão lá em cima fazendo uma jogatina, o tempo que não tinham para jogar aqui em baixo, agora tem a eternidade para aproveitar seus trabalhos. E quem sabe um dia eu os encontro para jogar um pouco. ". A análise de José Roberto Aguiar, ex Powerline, resume alguns pontos da carreira e da visão que Iwata deixa ante sua gestão na Nintendo. Descanse em paz, sensei. Thank You. :( 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter