terça-feira, 2 de junho de 2015

Livro Lido - Os Pioneiros no Estudo de Quadrinhos no Brasil

Posted by   on


"O início das pesquisas sobre as histórias em quadrinhos no Brasil foi marcado por preconceito e resistência por parte da academia. Um grupo de visionários conseguiu, com muita tenacidade e persistência quixotescas, enfrentar os moinhos de vento erguidos nas universidades brasileiras. Este livro registra a trajetória desses pesquisadores: José Marques de Melo, Álvaro de Moya, Moacy Cirne, Antonio Luiz Cagnin, Sonia Bibe Luyten e Waldomiro Vergueiro. Um registro histórico e inédito, que procura tornar públicas experiências até então restritas apenas àqueles que as vivenciaram."

Publicado em 2013 pela Editora Criativo e organizado pelos pesquisadores Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen, o livro é uma coletânea de artigos dos escritores acima citados, que faz um registro da trajetória dos quadrinhos publicados em nosso país, contada do ponto de vista de profissionais atuantes na área, todos professores com vasto currículo. Com reflexões pessoais e descrições sobre publicações de títulos, mercado e perspectivas futuras, a obra foi construída a partir das 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em 2011, na Universidade de São Paulo. 

Com imagens, desenhos e fotos (inclusive do evento que gerou o livro), os relatos são de grande importância para a construção de trabalhos acadêmicos sobre HQs. O livro tem o apoio cultural da Art Camargo e da Comic Book Shop.

O exemplar analisado em The Blog foi um presente da pesquisadora Sonia Bibe Luyten durante o Amazônia Comicon em Abaetetuba - PA, mas o livro está disponível para compra online (link com conteúdo comercial). 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter