quarta-feira, 17 de junho de 2015

Denúncia: Sites famosos de e-commerce estão sendo "clonados"

Posted by   on


A página é idêntica a do site original, exceto pelo valor do produto e o link de destino: uma oferta tentadora, que custaria mais de R$ 2.500,00 se adquirida no mesmo site, oferecida ao preço de R$ 1.098,00. A "dica", compartilhada rapidamente através das redes sociais mobilizou diversos consumidores, que entre algumas especulações, chegaram até a cogitar em postagens sobre algum possível "bug" no site de compras. Porém, a coisa não era tão simples assim.
Na verdade, os links para a compra, direcionavam para um site sem nenhuma ligação com a empresa de e-commerce anunciada. Os usuários que tentaram efetuar o pedido, realizaram com sucesso, através de cartão de crédito. Alguns relataram transtornos ao tentar realizar o cadastro ou utilizar uma conta já existente no site verdadeiro, o que gerou desconfiança. 
A procedência do início da divulgação ainda não foi localizada. O fato foi percebido ontem (16/06), após postagem em uma comunidade do Facebook: acredita-se que usuários que receberam o link o compartilharam por achar interessante, sem procurar testar ou saber mais informações. Estima-se que a postagem foi realizada em diversos grupos, com um grande número de usuários realizando compras: Somente na comunidade virtual onde foi detectada a divergência e postado um aviso de fraude, quatro usuários finalizaram o pedido com cartão de crédito. Uma quinta pessoa teria tentado se utilizar da oferta clicando no site verdadeiro, no que constatou a falsificação, confirmada através de contato com o site. Os compradores a seguir entraram em contato com a administradora do cartão de crédito para cancelar a compra. 
Após divulgação do caso nas redes sociais, diversos usuários relataram já ter encontrado falsas ofertas semelhantes: "Tem um do mesmo jeito na Ricardo Eletro, do mesmo jeito! mesmo preço só que são 2 jogos e com o kinect também e também é fraude! Eu não sei como diabos esses caras fazem isso mas fazem e fazem muito bem", postou um usuário. Outro internauta desabafou: desconfiem de tudo meu povo!!
Ao realizar compras pela Internet, o ideal é checar o link da promoção, tentando encontrá-la diretamente através da barra de pesquisa no site. Atentar para o endereço eletrônico, se coincide com o oficial, anotar números de pedidos, printar páginas de confirmação e guardar contatos realizados por e-mail. Caso tenha caído em alguma cilada virtual, realizar boletim de ocorrência em uma Delegacia de Polícia Civil, e nos casos de compra via cartão de crédito, acionar imediatamente a operadora para cancelar o pagamento. 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter