sexta-feira, 1 de maio de 2015

Amazônia Comicon 2015 - Gisele Henriques ministra palestra Games e Educação

Posted by   on

O local foi o auditório do Campus Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O público, variou desde profissionais da educação até jovens estudantes gamers interessados pelo assunto. Gisele Henriques, Professora Bacharelada com experiência em Educação Tecnológica e pesquisadora sobre os possíveis usos do videogame como ferramenta inclusiva, dissertou sobre o tema, em uma palestra onde resumiu alguns dos pontos abordados no artigo "Os Jogos Eletrônicos Educacionais como Ferramenta no Desenvolvimento de Competências", defendido em 2012, durante sua graduação no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Uniasselvi.    
Entre os conhecimentos compartilhados, Gisele explicou os conceitos de jogos eletrônicos, tecnologias educacionais, questões éticas envolvendo o uso de games em sala de aula, Transdisciplinaridade e a Teoria das Inteligências Multiplas, que a palestrante acredita "na possibilidade de serem exercitadas através de atividades dirigidas com o apoio dos games". 
Também demonstrou dois estudos de caso que vem experimentando em sua vida acadêmica: exercícios práticos voltados para alunos do Ensino Médio na disciplina Artes com o uso da linguagem dos games, e atividades direcionadas a alunos de todas as idades, interdisciplinares em Língua Portuguesa e Artes, com o uso de textos do livro Gamemania e tiras do personagem Gato Coió, ambos de sua autoria.    
A palestra foi parte da programação do Amazônia Comicon, evento de quadrinhos e cultura pop que aconteceu durante quatro dias (30/04 a 03/05) no Município de Abaetetuba - PA, e contou com grandes nomes do quadrinho nacional, como Sidney Gusman, Sonia Bibe Luyten, Gian Danton, Joe Bennett, entre outros. 
Sobre a participação, Gisele comentou em seu perfil em uma rede social: "Excelente evento, são de iniciativas assim que o Pará precisa!! Abaetetuba provou que é possível sim discutir quadrinhos e levar uma programação cultural de qualidade para as cidades do interior!! Adorei participar!!"

O Amazônia Comicon 2015 é uma iniciativa da Prefeitura de Abaetetuba - PA, Grupo Ponto de Fuga e CEMJA (Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônica). Contou com o apoio da Universidade Federal do Pará, Muirak Studio, Na Figueiredo e Fly.    
(Fotos: divulgação)

2 comentários:
Escreva comentários
  1. Onde está disponibilizado o artigo?

    ResponderExcluir
  2. Olá, incluí na postagem o link para o artigo no Academia.edu. Na aba "Falam de Mim", lá em cima, estou postando alguns dos meus artigos publicados. O link etá aqui tb: https://www.academia.edu/12244534/OS_JOGOS_ELETR%C3%94NICOS_EDUCACIONAIS_COMO_FERRAMENTA_NO_DESENVOLVIMENTO_DE_COMPET%C3%8ANCIAS ;)

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter