quinta-feira, 30 de abril de 2015

Magali: Reencarnação mostrada de forma explícita em gibi de 2004

Posted by   on

A personagem meiguinha e comilona criada por Maurício de Sousa em 2015 completa 50 anos. Estão sendo realizadas diversas atividades, lançamentos e eventos para a comemoração. Selecionamos um dos gibis que na nossa opinião mais se destacaram dentre todas as obras que levam o nome da personagem.
A história foi publicada na Edição 368 do gibi mensal da personagem, pela Editora Globo, em 2004, sendo também o destaque da capa. O tema polêmico foi tratado de uma forma bem sutil, com até uma certa dose de humor, tornando fácil a abordagem do tema reencarnação para as crianças.
Na trama, conhecemos algumas das possíveis vidas passadas da Magali. Em um passado distante, na Espanha, ela era enamorada de um misterioso rapaz, ambos juram amor eterno, mas ele morre prematuramente. A partir de então, ela passa a comer de forma compulsiva, para esquecê-lo. Em sucessivas reencarnações eles se encontram e se separam tragicamente. Pouco sabemos sobre o personagem, apenas que geralmente se apresenta em condição financeira inferior à dela, e que ambos possuem uma impressionante afinidade quando estão juntos.  
Em sua reencarnação atual, ambos se reencontram durante um passeio na praia. Alguns pontos interessantes observamos na história: ambos gostam das mesmas coisas e sentem como se já fossem velhos conhecidos. Porém os novos costumes adquiridos com os traumas do passado, como a compulsão por comida, e o namoro com Quinzinho parecem incomodar o garoto, que ao invés de tentar reforçar o comportamento, a leva a outras formas de diversão. Magali se sente tão feliz e completa que até "se esquece de comer". Ao final do dia, o garotinho se despede definitivamente da personagem, preferindo se afastar ao ouvir dela uma negativa quanto a um possível pedido de namoro. No diálogo, ele parece reviver antigos traumas das vidas passadas. A história termina com um reencontro em outra vida, esta com maior êxito. 

O tal "menino" nunca mais foi citado em nenhuma outra história, e não foi divulgado nem mesmo seu nome ou origem. 
Vários conceitos Espíritas são abordados, como pluralidade das existências, lei de causa e efeito, lei do karma, compromissos adquiridos em outras vidas, "almas gêmeas", são apenas alguns que podemos citar.   
Curiosamente, tentamos a busca no site oficial da Turma da Mônica pela versão online da história, mas ela não se encontra mais disponível. Porém, é muito fácil de encontrá-la para leitura e download em mecanismos de busca como o Google.   

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter