A notícia chocou o mundo dos games e deixou o final de semana mais triste. Faleceu no sábado (06/12) com 92 anos de idade o criador do primeiro videogame (Odysey, da Magnavox, em 1971). Ralph Baer foi um pioneiro, e deve-se a seu empreendedorismo inicial o avanço eletrônico dos jogos atuais. A causa da morte não foi divulgada, assim como são poucas as informações sobre seu velório e possíveis homenagens futuras.
Ralph Baer sempre demonstrou simpatia e humildade ao se comunicar com os fãs. Deu uma atenção especial ao nosso país, tendo uma participação recente na série A História do Videogame no Brasil. Em 2009, participou através de videoconferência da Rio Game Show, evento que viria a se tornar futuramente a Brasil Game Show, que neste ano lançou o campeonato Brasil Game Cup, tendo troféu com o nome de Ralph Baer, uma justa e bem lembrada homenagem.
Marcelo Tavares, criador de ambos eventos, publicou em seu perfil nas redes sociais um depoimento sobre o inventor: "Com muita tristeza recebi a notícia que Ralph Baer inventor do primeiro
videogame da história, morreu ontem aos 92 anos. Tive a honra de
conversar com ele algumas vezes pelo Skype onde agradeci pelo feito.
Como colecionador de games, foi um dos dias mais importantes e onde
fiquei mais tenso em minha vida. Impossível imaginar o mundo sem os
videogames. Felizmente tive a oportunidade de ter Baer como participante
da segunda Rio Game Show (...). Este ano, ainda em vida, prestamos
uma homenagem, que Baer autorizou e agradeceu imensamente: o Troféu
Ralph Baer, uma taça permanente onde a cada ano serão gravados os nomes
dos vencedores da Brasil Game Cup." Também foi compartilhado no canal oficial do evento um video da palestra de Ralph na RGS .
Arildo Ricardo esteve presente na videoconferência da Rio Game Show em 2009. Sobre a oportunidade de estar no evento, ele declarou: "agora eu me sinto parte de ter vivido um momento histórico. Infelizmente, é triste vivenciar o momento de sua morte". Durante a videoconferência, que foi transmitida ao vivo em um auditório fechado, Arildo percebeu um pôster do seriado japonês Gundam na parede do quarto de Ralph Baer, local de onde foi gerada a transmissão. "acredito que ele não era só um fã de videogames, mas também um apreciador de animês."
Nenhum comentário:
Escreva comentáriosO que você tem a dizer sobre isso??