sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Livro SEGA Mega Drive: Collected Works lançado através do Kickstarter

Posted by   on


Foi produzido no Reino Unido através de uma campanha do Kickstarter o livro SEGA Mega Drive: Collected Works, um verdadeiro registro histórico sobre o console 16 Bits da SEGA, com depoimentos e interessantes dados, informações e imagens. Tem 356 páginas e tamanho 21 x 26cm, possui um fino acabamento, e uma capa bem original. 
O jornalista de games Fabio Santana adquiriu um exemplar, ajudando a financiar o projeto pela plataforma (que funciona em sistema de crowdfunding), e o recebeu em casa, via Correios. Através do Facebook ele contou suas impressões:
Para começar, o material é de luxo e o design é de muito bom gosto. Essa capa dura, por exemplo, é revestida com um tecido preto, e a parte mais escura que compõe o grafismo da icônica parte superior do console é o mesmo tecido prensado, ficando mais escuro e em baixo relevo. O ponto vermelho que é o LED indicador de Power é o único elemento colorido da capa. Elegância demais – e o livro veio protegido por quatro cantoneiras na embalagem, chegando aqui sem nenhum amassado.
O prefácio é de David Perry (ex-Probe, fundador da Shiny e envolvido com alguns dos mais avançados jogos do 16-bit da Sega), e, após um detalhado histórico da plataforma, o livro é dividido em seções ricamente ilustradas com artes, sprites, documentos de design, protótipos e muito mais. Tem muita coisa exclusiva que está aparecendo pela primeira vez, desenterrada pelo autor em parceria com a Sega. Várias das páginas se desdobram para valorizar ainda mais as lindas artes. Ao final, uma seção com dezenas de entrevistas em um papel de gramatura menor e impressão em uma cor, oferecendo a perspectiva de quem esteve envolvido com o console na época, de executivos a artistas, de designers a programadores.
Este Collected Works não se limita a coletar materiais que estavam disponíveis para fazer um dossiê sobre o Mega Drive. O autor fez um primoroso trabalho de arqueologia, desenterrando e revelando arquivos históricos e colhendo depoimentos para formar um registro bem acabado. Isso tudo entregue em acabamento de luxo, como merece o assunto. Recomendadíssimo!
É interessante perceber como projetos como este, fundamental para a manutenção da memória e criação de referencial bibliográfico sobre a história dos videogames podem se tornar um grande sucesso através do financiamento coletivo, contando com participantes de todo o mundo.  
Conheça mais sobre o livro acessando o site: http://readonlymemory.vg/ 
Agradecimentos ao Fábio, pela dica, e pelo depoimento e pelas fotos! ;)

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter