quinta-feira, 4 de setembro de 2014

De onde veio o mito de que videogame estraga a TV??

Posted by   on

Nos tempos do Atari e dos consoles da primeira geração, era comum os jovens jogadores ouvirem das mães, avós ou adultos em geral a prédica de que "videogame estraga a TV", assim como inúmeras histórias de televisores supostamente inutilizados pelo uso dos games conectados a eles. Mas até onde isso é mito ou realidade?? A maioria das reclamações surgiam do fato de aumentar o consumo de energia elétrica, diminuição da vida útil do aparelho, e também de supostas manchas na tela, que atrapalhavam a visualização de outras imagens com sinal pela antena ou videocassete. Chamamos o técnico José Roberto Aguiar para explicar o fenômeno: 

"O que ocorria nas TVs antigas vinha do fato de que, como os videogames na época de Atari (e da primeira geração), posuíam os cenários com uma imagem de fundo fixa, o que se moviam eram os personagens (para o desenrolar da ação), ou seja, os pixels ficavam estáticos. E como na época das TVs de tubo preto e branco ficavam marcas na tela, os famosos "fantasmas", vultos do cenário do jogo. Só que isso não era só no videogame, video cassete também causava o fenômeno. Cansei de ver o Jornal Nacional, com o vulto do Cchuck Norris, depois que assistia o filme do Bradock no video cassete. Com a evolução dos equipamentos, esse problema foi resolvido, hoje em dia não acontece mais isso".

Porém, mesmo em alguns modernos televisores de plasma é possível im perceber a tela "marcada" por imagens estáticas como as dos menus de funções (que na maioria dos casos desaparece naturalmente). Portanto, sua família tinha razão sim, e pelo menos temporariamente, o videogame "estragava a imagem da TV", com singelos fantasmas (que também te denunciavam pelo tempo de uso do aparelho).
 
José Roberto Aguiar está estudando Pós Graduação em Segurança da Informação e Computação em Núvem, é Técnico em Informática, Técnico em Eletrônica, e Tecnólogo em Redes de Computadores, colaborou em inúmeras publicações sobre videogame, e volta e meia, dá uma força aqui no The Blog!  

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter