segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Quatro coisas que você não deve dizer para alguém que está tentando perder peso

Posted by   on


Entre o processo de "se perceber gordo(a)" e o de "tomar alguma atitude a respeito", muitas vezes a pessoa passa por dúvidas, além do fato de seu estilo de vida geralmente sofrer uma mudança radical; então parentes e amigos se vêem diante de um fato novo: aquele gordinho que geralmente ficava ali, quietinho na frente da TV ou do computador entre um lanche e outro, agora está malhando, e/ou tentando outras formas saudáveis de viver. É nessas horas que surgem as piadinhas e/ou comentários negativos, que desestimulam o indivíduo, e principalmente entre os que estão tentando recuperar a auto estima, pode se tornar sim um entrave no processo de mudança. Enumero os mais comuns:

1- Você é lindo(a) desse jeito


Claro que todos adoramos elogios. Mas se a pessoa está tentando emagrecer, é porque algum fator desencadeou isso, e um dos mais contundentes é o estético, ou seja, ela não está satisfeita, porque já se percebeu e sabe exatamente onde não está bom. E mesmo para os que estão preocupados com a saúde, saber que alguém acha ele bonito não é realmente o melhor estímulo...:( #fail

2- Vamos para uma festa/almoço/jantar?


Convites para passeios são maravilhosos, mas quando se está em um processo de reeducação alimentar, a última coisa que se quer é sofrer a tentação de estar em um ambiente com diversos tipos de comidas deliciosas, ao alcance das mãos. Agrade um gordinho em recuperação convidando-o para fazer companhia em uma caminhada/corrida.

3- Seu namorado/marido vai achar isso estranho (ou: você está fazendo isso para agradar seu namorado/marido?) 


Se alguém está em processo de perda de peso, é porque percebeu EM SI MESMO a necessidade de mudança, e não o impulso de agradar alguém. Vivemos dentro de nosso próprio corpo, e por mais que outra pessoa conviva/participe de nossa vida, ele(a) nunca será uma meta a se conquistar. A meta está em si mesmo, na saúde e na boa aparência, para viver melhor. 

4- Você está doente? 


Essa é dureza: se a pessoa quer emagrecer por motivos estéticos, ao ouvir uma dessas pode ficar com um certo receio de parecer abatida pelos quilos perdidos. E se a pessoa realmente está doente, pode estar com vergonha de admitir isso. Conectar emagrecimento à doença em um comentário onde esse não era o assunto central, não é nada educado, até porque nem o sobrepeso nem a magreza significam necessariamente estado de saúde ou de doença...  

Migo: Ao invés de debochar, estimule de forma agradável! 


Estímulo nunca é deselegante: se você tem um amigo ou parente que está procurando formas saudáveis de viver, incentive-o, mas principalmente esclareça sobre as necessidades de acompanhamento profissional. E evite repassar as famosas "receitas mágicas... aquela que funcionou com Fulano": algumas pessoas podem ser alérgicas a algumas substâncias.  

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter