quarta-feira, 25 de junho de 2014

Acompanhando a Procisão de São João Batista - Cametá / PA com o Runkeeper

Posted by   on

Anualmente, o evento de encerramento da Festividade de São João Batista em Cametá - PA, é a tradicional procissão pelas ruas da Cidade, com saída da Catedral. Decidi acompanhar o percurso, de filmadora em punho, para captar imagens que serão usadas no Tocantina Notícias, jornal que sou âncora, mas também para um documentário que está sendo realizado, sobre alguns apectos interessantes da cultura local. 
Inicei meu trajeto na Travessa Floriano Peixoto (a poucos metros da saída), pois queria uma rua larga para fazer imagem frontal, além de também estar procurando personagens para compôr a reportagem. A maior dificuldade é passar pelo meio da multidão rapidamente, e se adiantar aos fatos, ao mesmo tempo que é necessário buscar imagens de todos os ângulos. Aí nessas horas tive que correr e atravessar pelos dois lados da pista (com cuidado para não ser atropelada). 
Logo, estava prioritariamente preocupada com o meu trabalho, e não com o registro da atividade. Tanto que não sei exatamente em que ponto decidi começar a registrar com smartphone. Para o acompanhamento, usei o app Runkeeper, de monitoramento de atividades físicas. Como deu pra perceber no relato acima, não foi uma caminhada em velocidade constante, e estava carregando a filmadora, o que é uma ginástica a parte, já que pesa dois kilos e seiscentos gramas. Mas, pelo menos, posso afirmar que o app foi bem exato nos resultados de tempo de duração e registro dos locais por onde passamos. Fiquei pensando em quantas calorias em média um fiel gasta participando de um evento como esse. Segue abaixo o print da tela do celular:
Geralmente uso o Runkeeper como forma de registrar atividades físicas e contar calorias perdidas, mas foi bem interessante perceber o quanto andamos e quantas calorias também podemos gastar em um evento cotidiano.
Sempre é bom lembrar: Uma procissão é uma atividade física como qualquer outra. É muito importante beber água durante a caminhada (vale a pena levar umas garrafinhas) e usar sapatos confortáveis (vi meninas com uns saltos altos que serviam para pagar muitos pecados!). Não se deve ter vergonha de levar uma chinela na bolsa para uma emergência (a menos que queira se penitenciar com os pés descalços). Toalha de mão e lenços também são uma boa pedida (afinal, o suor é inevitável). Hoje o tempo estava bom, mas em caso de sol forte ou possibilidade de chuva, uma sombrinha portátil também ajuda bastante.  

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter