quinta-feira, 22 de maio de 2014

Testei - Swarm, novo aplicativo do Foursquare

Posted by   on


Por essa ninguém esperava: a equipe do app Foursquare lançou recentemente um novo aplicativo, chamado Swarm (o mesmo nome da medalha que ganhamos ao frequentar um local lotado). Com funcionamento em conjunto com o Foursquare, as atividades passam a ser divididas: o primeiro prioriza a localização e comentários sobre lojas e serviços, e o segundo, é uma espécie de rede social, para os check-ins, visualização das atividades dos amigos e comentários. Nenhuma novidade ou mudança foi anunciada para o sistema de badges, infelizmente. 
Para o uso do Swarm, é recomendável atualizar o Foursquare, que já deve estar instalado em seu celular. Depois, basta baixar o novo programa e sincronizar a conta antiga (também há a opção de login pelo Facebook, o que facilita um pouco as coisas). Reconhecido o usuário, já é possível utilizar as novas opções e visualizar a interface, que realmente é muito bonita e leve, em tons de laranja. Tudo lembra uma colméia e suas abelhas, bem divertido. 

Após o login, ao acessar pela primeira vez, o programa apresenta um tutorial com as novas funções. Você pode escolher entre ficar visível ou não aos seus amigos (basta arrastar a barra superior, até que ela fique cinza) e encontrá-los através de sua conta do Facebook na busca. Se você tinha amigos adicionados no Foursquare, eles estarão todos disponíveis no Swarm). O diferencial é que seus amigos poderão saber se você está próximo mesmo que não tenha dado check in. 
Aliás, falando em check in: você pode fazê-lo no canto superior da tela do Swarm. Se tentar dar check in no Foursquare, será redirecionado ao Swarm. Uma coisa divertida é incluir uma pequena imagem simbolizando a atividade que você está executando no momento (tipo, jogando, comendo, praticando esportes). Ao dar check in, ela aparece como uma pic badge na foto do perfil.
A sincronização com as contas do Facebook e Twitter também é muito eficiente, e o app permite que você entre em contato com seus amigos mais facilmente, basta entrar no perfil de alguém e clicar nas opções de conversação por telefone, SMS, ou pelo Facebook Messenger: com apenas um toque, você é redirecionado para a função escolhida.
Ao entrar no Foursquare após a mudança, a tela inicial passa a ser as listas de locais mais procurados. No menu de opções, há agora um botão para o Swarm. As outras telas, como de medalhas e perfil continuam as mesmas. Agora também é possível adicionar mais dados ao perfil, como número de telefone e uma frase para definir o usuário.  
Após a sincronização com o Swarm, ainda não ganhei medalhas. E infelizmente, não vi nenhum anúncio de novas badges para o app. Parece que esta função ficou relegada ao segundo plano, pelo menos no momento, uma pena, pois elas são um grande atrativo e incentivo para os check-ins.
Entre as desvantagens, percebi uma demora ao encontrar a localização do usuário (parece depender mais de um bom sinal de internet); o meu também "se enganou de local" algumas vezes, requerendo uma maior atenção antes do check in, visto que o nome do local no topo da tela não é muito grande. E pelo que entendi até agora, as medalhas só podem ser visualizadas no Foursquare.  
Swarm não é o primeiro app a sincronizar com o Foursquare. Antes de sua criação, também era possível usar o programa em conjunto com aplicativos de outros desenvolvedores, como o Runkeeper (gerenciador de exercícios), no que o usuário poderá conquistar algumas medalhas exclusivas: Marathon (correr 26,2 milhas), One Achiever (realizar cinco atividades diferentes), 5K (correr 3,1 milhas) e Warm Up (realizar três atividades em três dias diferentes) ; também é possível sincronizar com o Waze, app com rede social baseada no trânsito, onde ao efetuar três check-ins em lugares diferentes com as contas sincronizadas, o usuário ganha a medalha "Road Warrior".   

Um comentário:
Escreva comentários
  1. Olá Gisele, quer dizer então que a parte que mais me divertia no foursquare não existe mais? a parte de ganhar medalhas? fiquei chateada pois me divertia com isso, agora nem sei se vou continuar com o app pois já tenho FB, instagram, skipe, twitter, whatssap, enfim, é muita coisa, o four era diferente pelas medalhas que fazia vc sair de casa e conhecer lugares novo...... lamentável. abx Veridiana Leis

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter