domingo, 25 de maio de 2014

Avaliando TCC sobre o uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula

Posted by   on

Neste sábado (24/05) foi realizada no Campus Cametá da Universidade Federal do Pará a banca avaliadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos de Licenciatura em Letras / Português, modalidade PARFOR, do Município de Tailândia - PA. Entre os trabalhos, Gisele Henriques, Heleny Nunes e Doriedson Rodrigues avaliaram o projeto da graduanda Clenis Santiago Bastos, com o título "Gêneros Textuais: Um estudo sobre Histórias em Quadrinhos no 7o. Ano da Escola São Felipe".  

 
O diferencial da proposta de Clenis, que realizou na prática a metodologia em questão, foi o fato de que, ao invés de seguir o lugar comum e propôr a criação de revistinhas ou historinhas pelos alunos, ela utilizou os gibis como base para a adaptação dos textos em peças teatrais, apresentadas em atividades de socialização.  Para tal, foram realizadas atividades de leitura em grupo na sala de aula, discussões sobre os textos, e exercícios para a análise sobre as escolhas de linguagem de cada história e as possibilidades de sentido que possam produzir. No processo foram utilizados 50 gibis de autores diversos, adquiridos pela escola, e que atualmente compõem uma biblioteca. Os alunos puderam escolher a composição de cenários e figurino. 

Importante ressaltar que propostas como a de Clenis podem ser utilizadas por professores de qualquer série, tanto na disciplina Língua Portuguesa, como em Inglês ou Espanhol, e em Educação Artística, até mesmo para trabalhos conjuntos, como uma forma de atividade interdisciplinar. Também é possível mesclar com o uso de música e dança. Os autores e títulos dos quadrinhos também podem variar, desde o tradicional Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica, até autores locais menos conhecidos (o que lhes dá uma possibilidade de divulgação entre a comunidade onde vivem).


Na foto: Professor Doriedson Rodrigues (Reitor da UFPA Cametá), Professora Heleny Nunes, Gisele Henriques e Professor Carlos Amorim, orientador do projeto.

Um comentário:
Escreva comentários
  1. Clenis Santiago é uma dessas alunas que viram colegas de trabalho e amigas!

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter