sexta-feira, 11 de abril de 2014

Assisti - Capitão América 2 - O Soldado Invernal (com spoilers)

Posted by   on

O lançamento de um novo longa metragem de um herói como Capitão América é assunto para um ano inteiro, porém a grande expectativa dos fãs acaba sendo suprida pela imensa quantidade de textos e informações, deixando pouco a dizer sobre o filme, sem que o assunto se torne repetitivo: em todas as opiniões que li, foi considerado excelente, tanto pelos fãs mais antigos, que conhecem todos os quadrinhos de cor, quanto pela juventude que acompanha tudo pela internet e nunca teve muito gosto por ler gibi de papel. Seguem minhas impressões pessoais, após uma viagem de seis horas para capital e a rápida fila do cinema na estréia (sinceramente, pensei que teria mais público, apesar de o movimento ter sido muito bom para uma quinta).
A trama sobre o conflito interno na SHIELD (que ao ser invadida silenciosamente pela Hidra torna-se uma instituição repleta de conspirações e mentiras) foi muito bem amarrada com as cenas de luta coreografada e as tão adoradas perseguições e explosões. Curiosamente, não senti aquele arroubo do espírito patriota egocêntrico (e até meio piegas) tão comum para esse tipo de herói. Até a bandeira americana não pareceu tão óbvia no novo uniforme, o que no geral acabou me transmitindo uma visão mais madura, mais realista e de certa forma meio impessoal (tive a impressão de que aquela situação poderia ter acontecido em qualquer outro país, ou em qualquer tipo de instituição onde há disputa pelo poder). A insegurança do Capitão (interpretado pelo deslumbrante Chris Evans) em permanecer na equipe também desvendou seu lado mais humano, e a participação ativa da Viúva Negra (Scarlett Johansson) trouxe mais equilíbrio ao filme, que não pareceu tão masculino devido a graciosa moça de cabelos alaranjados. Aliás, Natacha teve seu momento "mulher poderosa" ao desdenhar o Capitão no final, após ter sido esnobada por ele (esse momento ficou com jeito de conto da carochinha: que homem, depois de ter dormido congelado por anos rejeitaria aquela beldade???)     
Já o "Soldado Invernal (Sebastian Stan)" (que empresta o nome ao subtítulo) na minha opinião ficou um tanto em segundo plano devido a trama intrincada no núcleo SHIELD/Hidra. Um guerreiro incrivelmente forte, que foi derrotado pelo poder de uma amizade fiel. Capitão América se mostrou um lutador honrado ao se negar bater no próprio amigo. Quantas pessoas seriam capazes de fazê-lo, quando o que está em jogo é a própria vida?? Somente os verdadeiros heróis...
Mesmo com tantos aspectos a serem tema de discusão na trama (eu usaria muitos trechos do filme para aulas de Administração e Gestão de Pessoas, com certeza!), um assunto pareceu ter despertado a atenção dos fãs (e até mesmo a ira e indignação de alguns): a lista de obras a conhecer que Steve (o Capitão) leva consigo e foi adaptada para cada país, com ítens interessantes da cultura local. No Brasil, ela foi sugerida pelo público através de uma enquete do UOL, e não sei se por trolagem ou saudosismo, Xuxa, Mamonas Assassinas e Chaves acabaram se tornando objeto de pesquisa do herói, assim como Airton Senna e Wagner Moura. Lexy Soares, desenhista de São Paulo, nada satisfeito em pensar nas horas que o supersoldado poderia passar na frente da TV curtindo a discografia da loura mais famosa do país, fez uma tira ao tentar prever qual seria a sua reação... Sem dúvida, uma das manifestações mais engraçadas, causadas por um filme de ficção, que com certeza levou grande parte do público a interessantes reflexões sociológicas e até políticas. Grande clássico da Marvel. 
Tira de Lexy Soares: mais uma sugestão para a lista do supersoldado!

2 comentários:
Escreva comentários
  1. Ótimo texto, Gisele!
    Este foi mesmo um dos melhores filmes da Marvel, justamente por causa dos pontos que você muito bem analisa.
    E que bom que você gostou da minha tira! ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Lexy!
    Suas tiras são tão legais quanto o filme do Capitão! Unir os dois em uma postagem foi super...
    Qualquer dia, a gente repete a dobradinha!! ;)

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter