sábado, 8 de março de 2014

Quem lembra...? Lupu Limpim Clapla Topo

Posted by   on


Apesar do estranho nome (considerado por alguns "impronunciável" para as crianças), Lupu Limpim Clapla Topo foi um dos programas infantis televisivos de maior sucesso nos anos 80, que traz excelentes recordações aos saudosistas da época. 
Apresentado por Lucinha Lins e Claudio Tovar (que dividiu a direção com Sérgio Galvão), estreou na TV Manchete em 03 de março de 1986, em substituição ao Clube da Criança, apresentado por Xuxa.  
O estilo do programa era bem diferente da "rainha dos baixinhos": inspirava-se no teleteatro e nos musicais, já que Lucinha e Cláudio foram chamados pela emissora por ter experiência e sucesso com musicais de teatro infantil. 
Também eram apresentados durante o programa desenhos animados e curiosidades. Na segunda temporada, em maio de 1987, passou a contar com um auditório e participação de uma platéia de crianças, brincadeiras (em uma das mais conhecidas, Lucinha ensinava a "língua do P") e dramatizações de clássicos infantis. Um dos pontos altos do programa eram as músicas com divertidas coreografias, interpretadas pelos apresentadores, vestidos como mágicos. 
Curiosamente, uma de minhas maiores recordações do programa é de uma ação promocional, realizada no Colégio Pio XII onde estudei no Ensino Fundamental: alguns divulgadores da TV Manchete foram nas salas de aula, pedindo para que os alunos desenhassem algo relacionado ao programa, em uma folha de papel timbrado, que tinha também um cadastro para dados de contato: lembro de ter desenhado a "caixa de brinquedos" da música, e de terem dito que meu desenho tinha sido escolhido para aparecer em uma espécie de "mural de cartas", um dos possíveis quadros do programa. Sinceramente, não me lembro se esse quadro realmente existiu (se alguém lembrar ou achar link no You Tube, favor deixar recado nos comentários).  
Lucinha Lins era um show a parte e encantava com sua voz melodiosa e calma. Cláudio também tinha um grande carisma com as crianças, e muito do sucesso do programa se deveu a empolgação de ambos em apresentá-lo. Infelizmente, saiu do ar em 1987, talvez devido a saturação de atrações infantis da época.

A letra da música Caixa de Brinquedos, da abertura:   

"De uma caixa de brinquedos / Tiro sonhos, segredos / E descubro o que é mesmo ser feliz / Coelhos da cartola / Tiro bonecos de mola / Com o dedo no nariz / Tiro música de ouvido / Arco-íris colorido / Brotando de um chafariz / Os gatos no escuro / De cima dos muros / Batem palmas, pedem bis

Dessa caixa de brinquedos / Saem carlitos, tancredos / Saem aqueles que me fazem aprendiz / Saem meus heróis amados / E um palhaço engraçado / Que me mata de rir / Sai a minha fantasia / De voar pela Turquia / Ou pegar ondas no Havaí / Sai a esperança  / De um riso de criança / Que é só o que eu sempre quis
Estamos aí / Estamos aqui / É só o que eu sempre quis."

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter