quarta-feira, 19 de março de 2014

Deliberatório, a politica em um jogo de cartas

Posted by   on

Para entender melhor o processo de discussão e deliberação de projetos de Lei na Câmara de Deputados, que tal um joguinho de cartas? Deliberatório foi criado com esse propósito, ensinar e divertir, mostrando como funciona o tão polêmico (e um tanto incompreendido) trabalho dos políticos de Brasília. 
O interessante do jogo é a possibilidade de atualização constante, devido ao aplicativo para a geração das cartas, que se utiliza dos dados abertos (e reais!) da  API da Câmara de Deputados: os nomes dos deputados, órgãos e pautas da semana são consultados para a composição do baralho, que se modifica semanalmente. Depois de gerado, um arquivo deve ser baixado e impresso pelo usuário para iniciar a diversão. Deliberatório é gratuito.  

A inusitada ideia nasceu em uma Maratona Hacker promovida pela Câmara em 2013. O evento reuniu 50 programadores em Brasília - DF, que em três dias, propuseram diferentes aplicativos com posibilidades de uso dos dados abertos da instituição, disponibilizados ao público. Deliberatório foi criado por Luciano Santa Brígida e Valéssio Soares de Brito, que conquistaram o terceiro lugar com o projeto, que tem como ponto interessante usar a tecnologia dos aplicativos como base para a criação de um jogo em um formato tradicional (e físico), como os divertidos jogos de cartas dos anos 80.
Perguntamos a Luciano Santa Brígida se haverá uma versão em App para computadores ou smartphones, no que respondeu que "a versão digital está em desenvolvimento. A data de lançamento será anunciada em breve. Mas a versão impressa vai continuar existindo sempre."
Criado com objetivos puramente educacionais, Deliberatório é uma opção de lazer simples e barata, e seu uso como apoio metodológico em sala de aula pode ir desde o Ensino Fundamental até as aulas de Gestão Pública em Universidades, dependendo somente da criatividade do professor. 

No site do jogo é possível acessar as regras e fazer o download, além de publicar notícias e o contato dos autores. Também há uma fan page no Facebook, atualizada com novidades e informações. 

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter