quarta-feira, 12 de março de 2014

Coleção Vagalume, quem não leu???

Posted by   on


Segundo notícia veiculada no site da Folha, faleceu o ilustrador  Jayme Leão, responsável por algumas das mais memoráveis capas da Coleção Vagalume, coletânea de romances de aventura voltados para o público adolescente, e lançados pela Editora Ática a partir de 1972.
A Série Vagalume foi parte da infância de muitos adultos que cursaram o Ensino Fundamental nos anos 80. Geralmente utilizada como leitura auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa, os livros continham agradáveis histórias que incentivavam o gosto pela leitura, e empolgavam tanto meninos quanto meninas. Seguindo o mesmo padrão, os livros possuíam características próprias no design de capa (com cores um tanto sombrias) e ilustrações, com objetos "saltando" para fora da cena e traço semelhante ao das histórias em quadrinhos da época. Junto ao livro, um encarte com um caderno de exercícios auxiliava os professores nas atividades em sala de aula. Até onde sei, foram 104 títulos da coleção original, e 25 títulos da série Vagalume Junior (que tinham textos mais simples, fontes maiores e ilustrações coloridas). 
Li diversos deles, tenho até hoje em minha estante um exemplar de "Um Cadáver Ouve Rádio", de Marcos Rey (com ilustração de capa de Jayme Leão), adquirido nos anos 80. 
Até onde sei, os livros continuam a ser comercializados no site da Editora Ática, com um design mais atualizado, e preços em torno de Trinta Reais.

 

2 comentários:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter