domingo, 9 de junho de 2013

Testei - App Tecnonutri de Gestão em Alimentação

Posted by   on


Quando comecei a utilizar smartfone, já sabia que seu ponto forte eram os aplicativos de gerenciamento pessoal, mas nunca imaginei o quanto isso poderia realmente modificar a vida das pessoas. Pesquisando sobre alimentação saudável, li em um blog um depoimento de uma usuária que afirmava ter perdido 20kg em um mês... resolvi baixar para testar.
O Tecnonutri está disponível para iPhone e Android, e funciona com um sistema bem interessante de controle de alimentos: através de uma lista com mais de 2.000 ítens, o usuário pode checar o valor nutricional de cada um antes de consumir, fazer o acompanhamento das refeições através de um diário e ser avisado via alarme da necessidade de beber água ou se alimentar. Mas tudo isso deve ser feito a partir da construção de um perfil com os dados pessoais e informações sobre seus objetivos e estilo de vida. O programa gera uma sugestão de dieta e uma quantia de calorias a serem consumidas diariamente. Também é possível registrar o peso para controle das mudanças.
O programa é gratuito, nacional e em português, com dados fornecidos pelo IBGE. Possui uma interface bem simples, com gráficos e tabelas bem atraentes. É bem informativo e ajuda muito a compreensão de si mesmo através dos dados e cálculos, como do IMC. Também é importante dizer que ele NÃO se propõe a substituir os nutricionistas, e sim, auxiliar no acompanhamento das dietas.

Minhas impressões:
- Nunca gostei da ideia de fazer dieta, mas o programa realmente me envolveu. Perceber o quanto eu comia, e o tanto de coisas realmente desnecessárias, me fez parar para pensar mais na minha saúde.
- O fato de ser um app, de certa forma, diminuiu a futilidade do uso do meu iPhone (ou seja, parei de prestar tanta atenção nas redes sociais para navegar no aplicativo), dando ao telefone um valor especial.
- Como o telefone geralmente vai junto conosco por todo lugar, foi bem interessante ter o alarme me avisando para comer ou consumir água na hora certa, favorecendo a disciplina.
- Uma das coisas que considerei mais importante, foi perceber que eu realmente consumia pouca água (apesar de achar o contrário) e que ela realmente diminui a fome nos intervalos das refeições (talvez esse seja um ponto fundamental nas dietas). 
-Também achei interessante perceber o valor nutricional dos alimentos, e como a gente sonega nutrientes importantes em favor dos açúcares e gorduras... 
- Ele leva a alimentação saudável ao patamar de um videogame, onde a recompensa é a própria saúde, algo que o Nintendo Wii foi pioneiro há alguns anos... e a "motivação" por acertos acaba sendo a mesma de um jogo, o que torna o processo da dieta até divertido!

Claro que recomendo para quem quer controlar o peso (ressaltando que vale também para quem quer engordar, manter ou ganhar massa muscular). Seu uso também deve ser bem interessante para controlar alimentação por causa de doenças. Como prometi, estou atualizando essa postagem com meus resultados: diminuí 13 kg, combinando a dieta com exercícios diários. Mas isso é assunto para outro texto... 

3 comentários:
Escreva comentários
  1. Olá Gisele, favor usar o TecnoNutri SEM moderação, rs !

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo, mas principalmente do contador da BGS lá em cima!!!! :) Esse ano tem mais e seu nome já está no topo da lista de convidados ;)

    ResponderExcluir
  3. ;) Obrigada pelo comentário, Marcelo, que honra vc passando pelo meu blog... aqui do lado temos um marcador só pra BGS, sempre divulgamos a feira, que é excelente!! Aproveita a visita e passa tb por esse link: http://blogdagiselehenriques.blogspot.com.br/2014/04/curitiba-promove-encontro-de-meditacao.html

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter