domingo, 14 de outubro de 2012

Templários,13 de Outubro e Cultura Pop

Posted by   on

Treze de Outubro é considerado o dia de extinção dos Templários: Acusados de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, acredita-se que muitos membros foram mandados à prisão neste dia, inclusive o Grão-Mestre Jacques De Molay.
Considerada uma Ordem Religiosa e Militar (contraditório, não?) e apesar de serem associados à histórias de assassinatos, adoração ao demônio e até a origem da superstição com a sexta feira 13 (devido aos eventos do dia 13/10), há também belas histórias ligadas aos Cavaleiros do Templo, o que aconselho a leitura do livro "Templários - de milícia cristã a Sociedade Secreta", de Eduardo Amarante. 
Lógico, enredos sobre Cavaleiros e lutas são bastante atraentes, fazendo surgir várias produções de cultura pop inspiradas no tema, mas que (ufa!) ainda está bem longe de ser uma modinha como a vampiromania crepúscula. Segue um Top 5 para quem quiser conhecer algumas, selecionadas de acordo com o quesito popularidade:

1 e 2- Assassin Creed (games, livros e quadrinhos) - Série de jogos multiplataforma criada pela Ubi Soft, com a assinatura de Patrice Desilets. Cultuada pelos fãs, tem versões até para Windows Phone 7, e belos boxes para colecionadores. A partir do jogo, surgiram uma trilogia de livros e mais recentemente nos EUA histórias em quadrinhos que alcançaram grande sucesso, e foram lançados no Brasil pela Panini Comics. Há rumores sobre o lançamento de um filme cinematográfico em 3D.    

3- Templários (RPG) - livro de regras lançado em 2001 pela Editora Daemon, de autoria de Marcelo del Debbio. Tem 48 páginas, e é relativamente fácil de encontrar na internet.   

4- Arn, o Cavaleiro Templário (filme) - coloquei na lista meio que para trollar, pois é uma história de amor sobre um casal que foi separado pela guerra quando ele se torna um cavaleiro... (o "troll" está na comparação com a vampiromania romântica acima) lançado em 2009 pela Paramount. Há inúmeros filmes e documentários excelentes sobre o tema, ter listado não significa que esse é o melhor de todos na minha opinião, mas é bem legal...

5 - Templarios Lineage II (MMORPG) - jogo on line disponível para baixar clicando neste endereço, com muitas opções de personagens do universo medieval.

Claro que a maioria das obras baseadas no tema não servem necessariamente como um referencial histórico fidedigno aos acontecimentos. Mas é interessante observar algumas produções, que servem como divulgação, e variação à mesmice reinante em algumas plataformas, como os videogames, o que acaba agradando o público aficcionado por cultura medieval e/ou universo fantástico.

PS: Pode ser que meu "Top 5" tenha se restringido um pouco ao mundo dos jogos eletrônicos. Talvez porque é nos games que o tema tem se desenvolvido de uma forma bem interessante. Aconselho a leitura desse artigo, se quiser conhecer mais alguns jogos legais.   

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter