South Park pode ter na opinião de alguns todos os defeitos do mundo, mas em uma coisa todos concordam: esse desenho animado mostra a realidade nua e crua, doa a quem doer. E no caso do episódio em questão, veiculado no dia posterior ao resultado das eleições americanas que deram vitória ao Barack Obama, constatamos o quanto o povo brasileiro e o americano têm pontos em comum, e aqui me refiro às comemorações eleitorais.
O episódio inicia com o discurso da vitória de Obama, momento que os moradores de South Park acompanham em tempo real pela TV. A partir de então, os militantes do novo presidente iniciam uma grande festa, com músicas populares, muita bebida, vandalismo e ostentação de materiais de campanha. Todos saem às ruas, deixando as crianças abandonadas, as portas das casas abertas (no que alguns aproveitam para fazer saques à televisores e outros), ignoram as ordens do único policial que tenta organizar a coisa (e até viram de ponta cabeça uma viatura). Os miltantes de Mc Cain, candidato perdedor, iniciam uma fuga, amedrontados das represálias dos vencedores: escondem-se em uma arca, semelhante a do filme 2012. Alguns tentam suicídio, todos exclamam que o país acabará, pois o novo presidente não seria capaz de manter nem os prédios em pé.
Dois personagens se destacam: Randy, pai do Stan (sempre ele!), fervoroso eleitor de Obama, bebe além da conta, xinga e conta vantagem ante os vencidos, arranja brigas na ruas, inclusive dando um soco no rosto de seu próprio chefe (e também eleitor de Obama). Ao mesmo tempo que o pequeno Ike tenta suicídio, e é socorrido pelo irmão Kyle e Stan, que o levam a um hospital, onde a visão é como de um SUS brasileiro: centenas de pessoas aguardando atendimento, com todos os tipos de ferimentos e doenças. Uma solitária enfermeira tenta encorajar os pacientes, no que perguntada sobre os médicos, responde que apenas são dois: um está comemorando a vitória de Obama, e o outro se suicidou pela derrota de Mc Cain...
Ao mesmo tempo que se desenrolam esses acontecimentos, Obama e os candidatos vencidos na verdade põem em prática um plano digno do filme "Onze Homens e um Segredo", e a eleição seria apenas uma forma de distrair a população para que não percebessem o verdadeiro roubo que promovem. Um final surpreendente fecha o episódio com chave de ouro, que na minha opinião é um dos melhores da série animada.
Impossível não assistir e relacionar tudo isso com alguns fatos que acontecem na maioria das cidades brasileiras após o resultado das eleições, principalmente Municipais e Estaduais.
Nenhum comentário:
Escreva comentáriosO que você tem a dizer sobre isso??