terça-feira, 9 de outubro de 2012

Episódio de South Park sobre comemoração de eleição

Posted by   on

South Park pode ter na opinião de alguns todos os defeitos do mundo, mas em uma coisa todos concordam: esse desenho animado mostra a realidade nua e crua, doa a quem doer. E no caso do episódio em questão, veiculado no dia posterior ao resultado das eleições americanas que deram vitória ao Barack Obama, constatamos o quanto o povo brasileiro e o americano têm pontos em comum, e aqui me refiro às comemorações eleitorais.
O episódio inicia com o discurso da vitória de Obama, momento que os moradores de South Park acompanham em tempo real pela TV. A partir de então, os militantes do novo presidente iniciam uma grande festa, com músicas populares, muita bebida, vandalismo e ostentação de materiais de campanha. Todos saem às ruas, deixando as crianças abandonadas, as portas das casas abertas (no que alguns aproveitam para fazer saques à televisores e outros), ignoram as ordens do único policial que tenta organizar a coisa (e até viram de ponta cabeça uma viatura). Os miltantes de Mc Cain, candidato perdedor, iniciam uma fuga, amedrontados das represálias dos vencedores: escondem-se em uma arca, semelhante a do filme 2012. Alguns tentam suicídio, todos exclamam que o país acabará, pois o novo presidente não seria capaz de manter nem os prédios em pé. 
Dois personagens se destacam: Randy, pai do Stan (sempre ele!), fervoroso eleitor de Obama, bebe além da conta, xinga e conta vantagem ante os vencidos, arranja brigas na ruas, inclusive dando um soco no rosto de seu próprio chefe (e também eleitor de Obama). Ao mesmo tempo que o pequeno Ike tenta suicídio, e é socorrido pelo irmão Kyle e Stan, que o levam a um hospital, onde a visão é como de um SUS brasileiro: centenas de pessoas aguardando atendimento, com todos os tipos de ferimentos e doenças. Uma solitária enfermeira tenta encorajar os pacientes, no que perguntada sobre os médicos, responde que apenas são dois: um está comemorando a vitória de Obama, e o outro se suicidou pela derrota de Mc Cain...
Ao mesmo tempo que se desenrolam esses acontecimentos, Obama e os candidatos vencidos na verdade põem em prática um plano digno do filme "Onze Homens e um Segredo", e a eleição seria apenas uma forma de distrair a população para que não percebessem o verdadeiro roubo que promovem. Um final surpreendente fecha o episódio com chave de ouro, que na minha opinião é um dos melhores da série animada.
Impossível não assistir e relacionar tudo isso com alguns fatos que acontecem na maioria das cidades brasileiras após o resultado das eleições, principalmente Municipais e Estaduais.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter