quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dez coisas sobre a profissão de Jornalista

Posted by   on

Longe de querer ser polêmica, mas gostaria de dizer dez coisas importantes sobre a profissão de Jornalista:

1- Jornalista não é a ouvidoria do mundo... existem outros mecanismos para as denúncias (dentro e fora da emissora), que não são o jornalista em pessoa.

2- Jornalista não é central de notícias 24 horas (até pq esse é seu trabalho e ele é geralmente remunerado por isso).

3- Por conseguinte,... jornalista não é pauteiro 24 horas de outros jornalistas via Facebook, e-mail ou qualquer outra rede social, inclusive para as emissoras concorrentes.

4- Jornalismo não é agência de empregos televisivos. E sim, AINDA é preciso excelente domínio da Língua Portuguesa (se possível também de outros idiomas), coragem, conhecimento técnico e prático. Rostinho bonito e medida certa não são prioritários para exercer a profissão.

5- Geralmente para ser jornalista em exercício profissional é preciso ser funcionário em empresa de veiculação de notícias, ou vinculado à mesma (como freelancer COM COMPROVAÇÃO).

6- Se você ficou chateado ou ofendido com alguma reportagem, procurar a emissora para um possível Direito de Resposta, jamais ameace ou hostilize o jornalista, pois ele só estava fazendo o seu trabalho.

7- Jornalista de verdade não recebe jabá, mas adora receber press kit, o que facilita em muito o teste de produtos e serviços para fins de produção de reportagem.

8- Jornalista em exercício na redação não é profissional da área de Marketing. E vice-versa.

9- Há de se diferenciar cinegrafista, produtor, assistente, radialista, locutor, publicitário, designer, editor, relações públicas de jornalista em exercício na redação. Também é importante diferenciar jornalista de puxa-saco, assessor de imprensa, auxiliar do capeta e perseguidor de determinados grupos de pessoas.

10- Também há de se diferenciar jornalista de impresso, radiofônico e televisivo, embora muitas pessoas efetuem simultaneamente as referidas funções.
 
#Respeito aos Jornalistas, sempre!!

Um comentário:
Escreva comentários
  1. Isso mesmo!
    Cada ítem esclarece o que muitos ainda não sabem a respeito da profissão que ainda é alvo de confusão em suas áreas de atuação, por exemplo.

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter