terça-feira, 28 de agosto de 2012

Assisti - DVD O Bem Amado

Posted by   on

A terceira adaptação da obra de Dias Gomes, O Bem Amado (2010), é o único filme nacional que mostra a realidade da política retrógrada no país através da visão do governante. Corajoso em abordar o tema, e focado na figura do célebre personagem Odorico Paraguassú (Prefeito da cidade fictícia de Sucupira); através dele é possível fazer uma análise dos erros mais frequentes das estratégias de Marketing dos candidatos do interior do Brasil; afinal, apesar de antiético, safado, e até assassino, Odorico passou por todo o processo eleitoral, desde a campanha até a eleição validada pelo voto popular. Erra feio na análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) em seu inconsistente Plano de Governo, encarando como plataforma principal a construção do Cemitério em uma cidade onde ninguém morre (o que seria a possível oportunidade vira ameaça). As irmãs Cajazeiras, amantes e auxiliares de trabalho são um verdadeiro ponto fraco ao invés de forte (é quando tudo dá errado entre elas é o marco do "início do fim"). E a "ameaça" à sua popularidade, as cobranças constantes da imprensa local (que também é oposição política), acabam sendo deixadas de lado até a situação fugir do controle (o que poderia ter sido revertido com uma estratégia de comunicação eficaz).   
Como pontos positivos, Odorico fez uma campanha baseada em sua reputação, carisma e um grande jogo de cintura, foi isso que lhe garantiu o poder, e por incrível que pareça, perdeu justamente quando não conseguiu mais sustentar essas qualidades, principalmente ante à sua "equipe" (lembrando mais uma vez que os desentendimentos internos foram o começo do fim... tá vendo a importância da gestão de pessoas no serviço público??).
Mas, o que um profissional de Marketing poderia fazer para consertar a situação?? A construção de um Plano de Marketing consistente, visando os reais problemas da população; Estratégias de Comunicação eficazes, aproveitando o excelente carisma do Político, porém direcionando para um discurso consistente; uma análise constante da concorrência, visando alianças políticas; formação de uma boa equipe de trabalho, impessoal.
Como filme, O Bem Amado é uma diversão e tanto, provoca risos com as falas do Odorico e situações absurdas, além de uma excelente caracterização dos personagens. O DVD também conta com o Making Of e o trailer do filme. Recomendo.  

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter