sábado, 21 de julho de 2012

Testei - Dança Circular Sagrada

Posted by   on

l
"Danças Circulares são praticadas pelas culturas humanas há milênios. Como técnica de integração físio-psíquica essas danças, cooperativas, facilitam os relacionamentos humanos e a integração com o Eu Interior, possibilitando o aflorar de potenciais."
Quando li esta Ementa entre as disciplinas do curso, confesso que pensei: "putz, dança? Logo eu, que sou tão desastrada que não consigo nem andar de mochila sem dar trombadas em tudo que estiver no caminho??"
Porém, passado o impacto negativo dos tropeços iniciais, e com a memorização dos passos que  pela repetição acaba se tornando um processo mecânico, posso afirmar que, ao meu modo, tive um despertar nas três potencialidades que a dança trabalha, ou seja, o físico, psicológico e o espiritual. Não, não vi duendes, tampouco luzes e túneis com arcanjos alados: Apenas pude notar, depois de alguns dias de atividade no curso, uma grande melhora no meu humor (pois eu estava em um processo de stress), fiquei um tanto mais otimista em fazer exercício físico (até sentindo falta em não fazer) e de certa forma, passei a sentir uma espécie de amor incondicional pela humanidade inteira (quem me conhece pessoalmente já experimentou meu épico sarcasmo). Não sei se é o ato físico em conjunto com a meditação que promove isso (pois a meditação ativa, pelo jeito, é uma boa saída pra gente inquieta, que pode até dormir na meditação passiva, ou se desconcentrar após um tempo) Detalhe: com a meditação ativa, fiquei mais calma e hábil na meditação passiva também.
E nem foram tantos dias de curso, imagino os benefícios que uma atividade por um tempo mais prolongado possa proporcionar... Mas afinal, #comofaz uma dança circular??
Nesse video que gravei durante o curso, dá pra ter uma ideia de como os passos são simples: claro, há algumas coreografias mais complicadas, e evoluções lineares intercalando com as circulares... o melhor é procurar livros, profissionais ou cursos sobre o assunto. Indico o canal no You Tube do professor do curso que participei, Luiz Eduardo V. Berni, que tem um grande trabalho na area.    

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter