terça-feira, 31 de julho de 2012

Assisti - Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge

Posted by   on

Atenção: Texto recheado de spoilers!!
Após sentir #medo das notícias sobre assassinatos e incêndios em salas de cinema, a curiosidade e o amor pelo morcego falaram mais alto, e fui assistir Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, EUA, 2012).
Como não li nada a respeito do filme antes (nunca faço isso), não sabia da decisão do diretor em não filmá-lo em 3D. Senti uma pequena frustração, que se transformou em uma sensação de #WTF? nos primeiros minutos. Confusa, fiquei pensando: cara, isso não é um filme do Batman, e sim um filme com o Batman... não senti que ele se destacou na primeira meia hora (o que é ruim para cinema, afinal, a platéia mais impaciente pode levantar e ir embora). Mas, já tinha ficado claro que aquele não era um filme de super heróis como estamos acostumados a ver.
O diretor realmente ousou nessa produção. No final da exibição, postei no Facebook: cara, esse filme é tão macho, mas tão macho, que o Batman até pega mulher. Errada, mas pega. Depois ele se endireita no final. Pode ter soado sexista (não tive nenhum curtir!!), mas o que tentei dizer realmente é que achei o filme masculinizado demais para cativar o público feminino. O visual sombrio, o tom sério, a trama intrincada, sem muito romance água com açúcar, sem clima adolescente, agradou e muito a todos os homens com que conversei sobre o filme. Mulheres, até hoje (escrevo depois de algumas semanas da ida ao cinema) não falei com nenhuma que tenha visto!! (se você é mulher e viu, use os comentários e deixe suas impressões, plz) E o "ele se endireita no final", se deve ao fato de que pra mim, o filme só "engata" de verdade na última meia hora... o que me deixou com cara de "#aycaramba..."
A cena que achei mais significativa e que vou lembrar para sempre, foi a de Batman saindo literalmente do fundo do poço, e "ressurgindo" em meio ao côro dos prisioneiros. Assim como nessa obra ficcional, Batman saiu do fundo do poço em que estavam suas péssimas produções cinematográficas (ah, não venha dizer que Swarzenegger de Mr Freeze, Jim Carrey de Charada e inúmeras outras bobagens foram legais, que não foram não!!) e mostra sua face sombria, misteriosa, mas também frágil e acima de tudo humana, com uma trama que não explora somente o lado "super heróico", mas também os riscos da vida cotidiana (como ser espoliado e traído). Nunca pensei que fosse escrever isso, mas... no fim das contas, foi um excelente filme, daqueles que faz a gente sair caladinha de dentro do cinema!! xD

Pontos Positivos:
- Visual sombrio, trilha sonora impactante, ambientação bem realista.
Pontos Negativos:
- Algumas coisas meio estranhas no roteiro (como um cara tarimbado confiou tanto nas pessoas, como se entra na Bolsa de Valores e se faz tanto estrago tão rápido, como se explode uma bomba no mar sem fazer uma tsunami...etc)

PS: Queria saber qual era a palavra que os prisioneiros gritam em côro, quem souber favor me informar!!

Um comentário:
Escreva comentários
  1. "PS: Queria saber qual era a palavra que os prisioneiros gritam em côro, quem souber favor me informar!!"

    Se ainda quiser saber, eles gritam "Deshi deshi basara basara".

    Deshi basara significa "he rises", ele vai subir, vai ascender...

    Abs ;-)

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter