sábado, 24 de março de 2012

Assisti - O capítulo final da novela Fina Estampa

Posted by   on

Durante todo o dia, o único assunto das conversas triviais era o último capítulo da novela global das nove horas, e o curioso era a grande expctativa do público masculino para a transmissão. Nem em dia de jogo de futebol a ansiedade era tanta! E eis que inicia o programa televisivo, e eu que estava de bom humor resolvi assistir...

Fina Estampa na minha opinião foi uma novela ruim, em comparação aos grandes sucessos da Globo. Personagens sem muito carisma, interpretações sofríveis, clichês e cenas que pareciam refilmagens de filmes e seriados americanos (aquela cena do cara dentro do armário me lembrou na hora do episódio de South Park em que Tom Cruise se escondeu no armário), enfim... não houveram grandes surpresas no final. Teresa Cristina teve uma estranha suposta morte e um mais estranho ainda suposto reaparecimento: Griselda com sua chave em punho foi pra lá de engraçado, no sentido de constrangedor (putz, quem carrega uma chave daquelas na bolsa??? deve pesar pra burro) e a cada nova cena, tudo ficava com jeito de final inacabado.
Acho que o único ponto positivo na trama foi terminar com uma formatura, ao invés de um casamento ou um parto, como é tradição nas novelas da Globo... (quem sabe inspira a juventude a estudar ao invés de ficar arranjando marido cedo e filho sem condições de criar???) mas ainda assim, foi a formatura mais pobre que eu já vi, em ornamentação, local, e até as roupas dos extras estavam muito simples para quem vai à uma festa. O discurso de Griselda na cerimônia imediatamente virou meme no Facebook, e foi outra coisa constrangedora e injusta com quem tem nível superior: dizer que não é o estudo que faz o homem e sim seu trabalho, é o mesmo que comparar: não é só o arroz que se come e sim o feijão: pois estudo, ou melhor dizendo, formação, é algo necessário, para o crescimento profissional e fortalecimento dos valores éticos e de caráter que Griselda apregoou. E não só: mesmo que o profissional não possua graduação, há necessidade de conhecimento específico para executar uma tarefa: afinal, Griselda deve ter aprendido com alguém a fazer seus serviços gerais, certo??
Quando terminou a exibição do episódio, meu sobrinho concluiu com uma frase o mesmo sentimento que tive: "Cara, não queria ter assistido isso". Eu também não. Porém, brasileiro ama novela, e infelizmente, esse é o padrão televisivo que exportamos para o mundo. Mas bem que eu gostaria de ver uns roteiros mais fortes e consistentes com a realidade do nosso Brasil. #prontofalei


PS: Ah, mas e os crimes de Teresa Cristina?? Bom, a personagem ao que parece terminou impune, diferentemente de sua intéprete Cristiane Torloni, que após ter sido fotografada por papparazzis em uma praia carioca, ensejou a piada da descoberta do verdadeiro segredo de Teresa: a falta de bunda. Não escapou do severo julgamento do público, que postou todo tipo de montagens de fotos nas redes sociais!

3 comentários:
Escreva comentários
  1. Ultimamente vilões tem sido meio perdoados em novelas.
    A Clara da outra novela das oito ( que começa as 21h ) também fugiu impune, mas ao contrário de Teresa Cristina, ficou num canto, sozinha, sem ir perturbar ninguém.
    E Gisele, se tu quer diferença nos roteiros, pega alguma série brasileira pra assistir, você vai notar a diferença.
    Tipo "O Astro", saca?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, e é aquela velha desculpa do "mal da impunidade no Brasil", onde sabemos que não é bem assim que as coisas acontecem. E concordo com vc tb nessa coisa de novelas x séries globais, muitas vezes nem parecem que as séries são produzidas pela mesma emissora q essas novelas, pois elas tem qualidade infinitamente superior!! Bjão, e obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  3. Te contar um segredo: o povo em geral gosta de bandidos.
    Daí o pessoal das novelas sabe disso, logo...
    Beijão!

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter