quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Medo de pessoas gordas

Posted by   on

Não é surpresa que eu sempre fui acima do peso, no que, me é muito comum ouvir frases como a típica "por que você nao emagrece?" (porque ainda não inventaram um botão para isso, pô!), ou "ainda por cima, é gorda" (como se fosse um defeito de caráter). Mas, no sério, encarando o mundo dentro de minha capa adiposa, percebo que há um algo além nos comentários sobre gordos em geral. Nunca achei que o problema fosse necessariamente o peso (porque afinal, o fato de eu ser gordinha não tira o direito de ninguém viver sua própria vida, não agride, não limita nem a mim, nem ao mundo), mas ao contrário, o problema pode estar sim, nas pessoas que se ofendem com gente acima do peso.


Descobri que existe uma doença chamada LIPOFOBIA, que é o medo de pessoas acima do peso, ou de estar acima do peso. É uma "prima" da anorexia, da bulimia, porém em níveis mais brandos. Talvez, isso explique o olhar de repúdio imediato que certas pessoas lançam aos gordinhos. Pra mim, é algo ligado à intolerância, a um ódio, a um rancor inconsciente.


Certa vez, soube que membros de uma comunidade do Orkut chamada "Odeio gorda que se acha" estavam procurando coisas em meu perfil. Não me hostilizaram, mas tentaram. Entrei na tal comunidade, e li alguns comentários chocantes, como "essas vacas gostam mesmo é de se mostrar, com as suas banhas, balançando as suas crinas que deixam crescer para disfarçar a gordura, como se fosse possível". Por trás dos comentários pejorativos e generalizantes, tinham histórias curiosas: a maioria das mulheres (magras) afirmando que foram trocadas afetivamente por gordinhas. O tal rancor acima citado, por um motivo consciente.


O mais triste é a tal comunidade estar no ar até hoje, sem denúncias, sem ban. Ofendem pessoas diariamente, sem nenhuma punição, o que não aconteceria se o assunto fossem grupos raciais, ou outras minorias...


Talvez, o que falte, tanto para os intolerantes quanto para os próprios gordinhos, é aceitação. Afinal, você aí, que sempre duvida do nosso potencial, existem gordinhos que são incríveis. Assim como, existem pessoas que são incríveis de todas as alturas e pesos. Sem preconceito.

Um comentário:
Escreva comentários
  1. ola sou a joana vivo em riode janerio e peso cerca de 124 kg por causa de depressoes e de amizades minha historia começa quando minha se torna obesa emorre pela obesidade eu segui o ezemlpo dela e começei a engordar comi tudo hamburgers pizza chocolate tinha 13 e passei de magricela para obesa pesava 86 kg meu pai era muito rico e posme numa clinica de tratameto em portugal minha terra natal nao emagreci nada e ate ganhei peso mais 29kg era muito obesa saida escola aos 15 e começei ater mao comportameto meu pai começou-me amimahr e aencherme de comida aos 18 ele morreu e herdei a empresa e ceca de 12milhoes de reais aos 21 vendoa empresa torno-me compradora commpolsiva com tanto dinheiro na mao comprava roupa joias carros e casa mas acabei com esse viico que me troce amigas que me fizeram coisas mas primeiro obrigara-me afazer um implante fiquei com mamas com cerca de 1 litro de cili9cone depois desvie contias enormes de dinheiro para avconta delas depois elas fizeram gorda ate ao ponto de nao conseguir andar ai elas tiravame coisas elevavame as compras para utilizarem meu dinheiro para compar coisas para elas depois acabei com essas amiazdes emsgreci e fiz um processo contra elas ganhei o processo e ideminizaram em milhoes de reais mas ainda pesava 290kg desci de peso com dietas e foi ate os 123 kg mas engordai e pronto esta e aminjha historia

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter