quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quem matou Norma e Salomão Hayala???

Posted by   on



Provavelmente foi a mesmice, o lugar comum. A pergunta não tenta resolver os mistérios novelísticos, e sim esmiuçar os clichês utilizados em novelas, principalmente no horário nobre da Globo: De um lado, o que morreu primeiro: Salomão Hayala de O Astro, que contrariando a "norma" (sem trocadilho), bateu as botas no início da trama, esticando a sensação de suspense até o final. Do outro, Norma de Insensato Coração, a personagem sem vocação para um final feliz, que desencarna como uma solução fácil para o autor. Afinal, de mártir a vilã, Norma passou por poucas e boas, sem definir um padrão ético: a sobrevivência a moldou. Teria um final de novela premiado com a felicidade, ou apodrecer atrás das grades? A fatalidade unida aos desafetos a proporcionou um desfecho digno: atingida pelo destino, fecha seus olhos e abre uma enquete, mais uma do tipo "Quem matou".

Porém, em ambos os casos, a falta de criatividade parece rondar os defuntos como sombra: A polêmica morte de Salomão em O Astro fêz nerds e blogueiros de cultura pop revirarem os estômagos, ao compará-la com a memorável cena do filme cinematográfico Watchmen, onde o personagem Comediante encerra sua participação de uma forma totalmente clonada (em sua estética)na Globo (e ainda por cima, uma novela refilmada, um clone no vale a pena ver de novo, sem trocadilho). A "Insensata" Norma, também parece ter clonado uma das cenas da morte de Salomão, com o clichê câmera-se-aproxima-da-vítima-estilo-visão-do-assassino. Me pareceu filmada com pressa, sem muito planejamento.

Pra completar, vamos fazer um spoiler da próxima morte: Sim, Léo vai morrer, e se juntar em algum lugar na espiritualidade à Norma, provavelmente local onde um perseguirá o outro. Mais um que, para a moral novelística, todo castigo é pouco... não bastou ter soco que arrancou dente, sem preso com afro descendente bombado e mal encarado, nem ser odiado pelo próprio irmão e perseguido pela ex: Léo vai para a cova. Mais um no vasto cemitério da falta de criatividade nos finais de novela. Cemitério este lotado, totalmente diferente do épico mausoléu da cidade de Sucupira em O Bem Amado... uma criativa trama, onde ao contrário da maioria das atuais novelas da Globo, o que se esperava, era uma morte.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter