quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista: João Henrique Lopes, autor do livro Elementos do Estilo Mangá

Posted by   on



Um livro sobre teorias, princípios e técnicas da linguagem dos quadrinhos em estilo japonês. E o mais interessante: escrito por um artista plástico de Belém - PA! Elementos do Estilo Mangá chamou a minha atenção (e do público) na Feira Panamazônica do Livro do ano passado, e aborda detalhes como os olhos, cabelos, letras, onomatopéias, composição, super deformed (SD, ou aqueles bonequinhos infantilizados olhudos e super fofos), a simplicidade e supressão de traços, entre outras técnicas.

Abaixo, o autor João Henrique Lopes responde a algumas de minhas humildes perguntas:


GH - Por que este tema para um livro?

JHL - É um tema que eu senti que podia dar alguma contribuição. É um tema que eu sempre gostei, tanto como consumidor quanto como produtor (embora nunca tenha publicado um mangá). Espero que o livro possa ajudar os desenhistas.
GH - Como o gênero entrou em sua vida?

JHL - Quando eu era pequeno passava Dragon Ball, Guerreiras Mágicas, Street Fighter e Fly no SBT, e mais tarde lançaram Dragon Ball mangá no Brasil.
GH - Teve dificuldade em encontrar fontes de pesquisa?
JHL - Não, hoje em dia é bem fácil, dá pra pedir quase qualquer livro (incluindo o meu!) pela internet.
GH - Como foi a recepção ao seu trabalho?
JHL - Foi muito boa, todos que leram gostaram, até agora (dentre os que se manifestaram). Eu fui convidado para lançá-lo na Feira do livro em Belém ano passado, e para relançá-lo este ano em outras feiras do livro pelo Brasil. Sairam várias resenhas na internet. Também fui indicado ao HQ mix deste ano... estou esperando o resultado!
Ao finalizar, pedi que o João deixasse um contato para quem quiser adquirir o livro, e também alguma mensagem para os fãs, no que ele me respondeu: "Que fãs? Rss. Eu só fiz um livro que ensina a desenhar mangá, de um jeito diferente do usual. Não sei se isso gera fãs". João, claro que você tem fãs, afinal, escrever sobre quadrinhos no Brasil é uma raridade! Desejamos boa sorte, e que você siga em frente com seus projetos!

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter