sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Censo e os gays de Cametá - PA

Posted by   on




Durante esta semana, um assunto foi tema principal das rodinhas de comentários entre amigos internautas em Cametá: uma matéria publicada no jornal Estadão e reproduzida no site Primeira Edição, coloca Cametá em último lugar no ranking das cidades com gays e lésbicas declarados no último Censo, realizado pelo IBGE. Supostamente, a cidade teria apenas dois homossexuais. Um número baixíssimo, porém empatado com mais quatro cidades de todo o país.

O tom da matéria gerou uma interpretação dúbia, e não condizente com a realidade da cidade: Afinal, e a concentração de gays em empregos como salões de beleza, ornamentação de festas, confecção de roupas, e vários outros setores, todos tão conhecidos e queridos nossos? E os Concursos Municipais de Rainha Gay e Miss Caipira Gay, com grande número de candidatos/as?? Seria Cametá a terra dos incubados, pessoas que são homossexuais porém não se declararam ao Censo????

Calma, explico: Na realidade, o Censo perguntou aos moradores de todo o país sobre AS UNIÕES HOMOAFETIVAS, ou seja, PESSOAS QUE MORAM NA MESMA CASA COM UM CONJUGUE DO MESMO SEXO. E não a QUANTIDADE DE HOMOSSEXUAIS MORADORES DA CIDADE. Afinal, não teria sentido para a pesquisa investigar a opção sexual alheia, e sim, o perfil da família brasileira nos dias atuais. Assim como também há perguntas sobre a constituição da família, quantidade de moradores em uma casa, tipos de domicílio, etc.

Logo, em Cametá reside apenas UM CASAL HOMOSSEXUAL. Descoberta interessante, em uma época onde as pessoas preferem ficar e namorar a casar. Sinceramente, eu não imaginaria esse resultado durante o Censo, mas fiquei feliz, em saber. Não conheço quem são, mas desejo felicidades à eles. São nossos queridos cametaenses, parte de um Brasil democrático com a diversidade.


Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter