segunda-feira, 4 de abril de 2011

Redes Sociais - O diacho do Recado Animado

Posted by   on


Você está aguardando contatos de amigos ou mensagens direcionadas a você nas redes sociais, e quando abre o Orkut, aff, lá estão aqueles zilhares de recados animados, gifs fofinhos, desenhos e todas aquelas coisas bregas que seus amigos insistem em mandar. Se não bastassem todas aquelas imagens boiolas, chegam também um monte de correntes, geralmente assinadas por pessoas que se dizem mortas, e que por algum motivo bizarro resolveram procurar uma lan house e possuir um PC para rogar pragas, que ainda por cima pegam, afinal, você se sente no inferno ao receber todos aqueles posts sem sentido. Todas essas coisas te decepcionam e você sente vontade de fazer Orkuticídio, mas pensa bem e acredita que a rede social ainda trás mais benefícios do que aborrecimento, afinal, onde mais você poderá encontrar notícias fresquinhas sobre aquela sua antiga paquera...

Desde a mudança para o Novo Orkut, que trouxe a funcionalidade de enviar o mesmo recado para todos os amigos, enviar uma mensagem coletiva tornou-se rápido e fácil. Diversos sites também oferecem centenas de imagens e cartões bastante criativos, onde se torna difícil escolher apenas um. A falta de tempo muitas vezes nos impede de um contato maior com todos os amigos da rede, o que leva a infeliz ideia de enviar o mesmo recado pra todo mundo. Claro que o recurso também é utilizado para vendedores e artistas divulgarem seus trabalhos, o que nem sempre é garantia de retorno. Muitas vezes (aí já falo por experiência própria) um post bem legal em uma comunidade vale mais cliques do que um anúncio na página de recados dos amigos... e a vantagem é que você ainda tem mais chances de conhecer pessoas legais!

Mary, uma usuária do Orkut participante de uma comunidade contra recados animados, afirma " quando recebo um recado em massa, penso por que a pessoa não escreve um individual? Porque dessa forma, fica impessoal. Quando a mensagem é só pra mim, sinceramente, vejo como má vontade, se é só pra mim, que escreva a pessoa mesmo, vejo como falta de atenção da pessoa, mas não ligo pq excluo" . Com relação a anúncios, Mary defende a criação de um Orkut funcional: "não gosto de anuncios quando são de orkut´s pessoais acho q pra anuncio tem q ter um orkut próprio p/ isso". Muitos usuários travam uma guerra contra os recados animados, postando avisos em seus perfis com palavras antispam ou criam comunidades relatando a antipatia com os recados coletivos.

Uma coisa que realmente desafia a lógica é como existem tantos usuários que acreditam no poder das "correntes do mal" e insistem em reenviar os recados do tipo "mande esta mensagem para 1000 pessoas". Para estes, um anônimo inteligente criou a imagem que ilustra esta postagem... XDDDD

2 comentários:
Escreva comentários
  1. Ta ai a pergunta que não quer calar, como tantos usuários acreditam no poder das correntes do "mal" ou até mesmo nas do "bem", isso nos e-mails com as velhas correntes de solidariedade sobre alguma criança doente que tantos e-mails a UOL vai ajudar... Antes de ser uma sacanagem, é um desrespeito a criança que tem sua imagem vinculada, as pessoas que solidarias vão repassar.. E referente aos recados em massa e afins, como eu já afirmei ao ser entrevistada: é acima de tudo, um desrespeito a quem acredita que um amigo, acima de tudo possa perder menos de 5 minutos redigindo um recadinho pessoal.

    ResponderExcluir
  2. confesso que eu gosto de mandar recados animados divertidos rs, tipo os que tem no site www.clickut.com.br
    bj

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter