sábado, 26 de março de 2011

Resolvido o mistério da placa japonesa!!! XDDD

Posted by   on

Após uma semana de investigações, conseguimos desvendar o segredo da misteriosa placa que foi encontrada nas ruas do Japão e registrada em foto de Gustavo Geiser (Belém - PA). Não foi nada fácil descobrir o significado, mas contamos com a ajuda do amigo Humberto Yashima!

Para os orientais conhecedores dos caracteres da língua japonesa, o conteúdo da placa é bem claro, mas para desconhecedores do idioma como eu e Gustavo, só é possível descobrir a mensagem através da tradução em inglês publicada logo abaixo da escrita japonesa, que não foi registrada pela câmera do meu amigo turista. Buscas pela imagem da placa no Flickr desvendaram o restante do conteúdo, que é uma campanha pela limpeza das ruas de Shinjuku, um bairro de Tókio.

A tal campanha, que pode ser vista no site da cidade, tem slogan em inglês: "Never Forget: Littering is bad" (nunca esqueça: lixo é ruim) e oferecia um brinde a todos que comparecessem nos locais e dias indicados para auxiliar na coleta do lixo nas ruas. Luvas, sacos e pinças para catar o lixo também eram oferecidos. Um bom exemplo a ser seguido por prefeituras e instituições.

Alguns mistérios ainda cercam a placa, como a escolha do elefante para mascote da campanha, e o porque do animal estar com um sinal de proibido. Os objetos em volta que geralmente eram identificados pelos internautas como garras, rolo de papel higiênico e até cigarro de maconha (!) são na opinião de Humberto apenas "o vento, para mostrar o elefante jogando uma lata", devido ao fato da campanha enfatizar a importância de "não jogar latas e bitucas de cigarro em via pública".

Muito interessante a campanha e a placa, que chega até a ser bem humorada em sua simplicidade, mais um exemplo de criatividade do povo japonês. Mais placas orientais fofinhas e engraçadas, neste link, também sugerido por Humberto Yashima.

Um comentário:
Escreva comentários
  1. Finalmente, o grande mistério foi desvendado!
    Tudo isso graças a um cãozinho chamado Scooby-doo!
    E claro, ao L-fante! 8)

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter