domingo, 13 de março de 2011

O tsunami do Japão e as redes sociais

Posted by   on

No último dia 11, um terremoto de 8,9 graus na escala Richter na costa nordeste do Japão gerou um tsunami de 10 metros e deixou cidades litorâneas próximas em alerta. Segundo especialistas, este é o maior tremor já registrado na história do Japão desde que o país passou a monitorar os dados sobre abalos. Outra situação preocupante, alguns vazamentos radioativos de uma usina nuclear foram confirmados, o que fez o Governo declarar situação de emergência. Sites de notícias de todo o mundo atualizam suas informações a cada minuto, assim como as emissoras de TV e rádio, enquanto acompanhamos a tragédia quase em tempo real, entre o susto e a tristeza por nossos irmãos orientais.
Em meio a busca por informações sobre parentes e amigos atingidos pela tragédia, um forte aliado são as redes sociais, onde com alguns cliques podemos entrar em contato e obter retorno, o que traz uma sensação de alívio. Alguns internautas tomaram iniciativas interessantes, como na comunidade do Orkut LUTO - Tsunami do Japão que atualiza a todo momento a lista de artistas, cantores e desenhistas que deram sinal de vida na internet após a tragédia. Brasileiros que moram no Japão, estão postando, descrevendo sua visão perante os fatos. Uma verdadeira corrente do bem em prol da informação.

Entre meus conhecidos no Japão, já consegui contato com duas pessoas: Elizabeth Naruse, cametaense residente no Japão, que ao que parece, está bem. E Denise V., atriz catarinense, que escreve: "a terra tremeu aqui no Japão, foi sinistro, cara". E completa: "Tou bem sim,gracas aos Céus, porq aki em Tokyo tremeu bastante tb, ate pensei q meu apto ia desabar,mas foi em kestao de 2 minutos q o tsunami ha 400 km daki atingiu uma boa parcela da muitas regiões do Nordeste".
Agora é aguardar e rezar, por dias melhores para os moradores da terra do sol nascente.
PS: Foto by Denise V.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter